A História dos Meios de Comunicação

UNIP 2013 - DG / Trabalho de Registro Visual e Sonoro

História da Fotografia

Acontecimentos que marcaram a história da Fotografia

Primeira idéia de fotografia (Formação de Imagens)

1100

Abu-Ali al Hasan (965-1034), astrônomo e óptico árabe, em obra que publica, descreve a idéia da formação de imagens, através da utilização dos primitivos conceitos de câmara escura (muito próximo do que seus sucessores, séculos a frente, chamariam de correto).

Primeira utilização da Camera escura para observar eclipses

1267

Roger Bacon (1214-1294), filósofo inglês, utiliza o método da câmara escura para observar eclipses solares, sem danificar os olhos.

Interpretação erronea do Cloreto de plata

1500

Robert Boyle observa que o cloreto de prata fica preto quando exposto à luz, mas interpreta que este fato acontece pela ação do ar (ao invés da ação da luz).

Aparecimento da Imagem invertida em uma "camera escura"

1520

Leonardo da Vinci (1452-1519), italiano, deixa a descrição mais completa do período pré-industrial do processo de aparecimento de uma imagem invertida em uma "câmara escura", em seu livro de notas sobre os espelhos, que é publicado em 1797.

Descoberta que o cloreto de prata enegrecia quando exposto à luz.

1526

Fabrício, alquimista da idade média, relata que o composto cloreto de prata enegrecia quando exposto à luz.

Primeira Ilustração de uma Camera Escura

1545

Reiner Gemma Frisius, físico e matemático holandês, faz a primeira ilustração do processo da câmara escura.

Aperfeiçoamento da "Camera Escura"

1553

Giambatista Baptista della Porta (1541-1615), físico italiano, mesmo indo contra os interesses da igreja, aperfeiçoou o desenho da câmara escura, em seu livro Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalim.

Surgimento da Lente Biconvexas

1558

Geronomo (Girolano) Cardano, físico italiano, soluciona o problema de nitidez da imagem ao sugerir o uso de lentes biconvexas junto ao orifício da câmara escura.

Descoberta da variação do diâmetro do orifício, é possível melhorar a imagem.

1558

Danielo Barbaro, também, menciona em seu livro "A pratica da Perspectiva", que variando o diâmetro do orifício, é possível melhorar a imagem.

Projeto de Câmera Portátil

1580

Friedrich Risner descreve uma câmara portátil, mas a publicação só é feita após sua morte na obra Optics de 1606.

Desenhos Topográficos

1620

Johann Kepler, durante sua viagem pela Alta Áustria, utiliza uma tenda para desenhos topográficos, utilizando uma lente e um espelho, para obter uma imagem sobre um tabuleiro de desenho no interior da câmara.

Criação do primeiro aparelho portátil de câmara escura.

1676

Johann Chirstph, professor de matemática da Universidade alemã de Altdorf, em sua obra Collegium Experimentale sive curiosum, descreve e ilustra uma câmara escura que utiliza interiormente um espelho a 45° que reflete a luz, vinda da lente, para um pergaminho azeitado, colocado horizontalmente. Desta forma, cria o primeiro aparelho portátil de câmara escura. O grande quarto, com espaço para um homem trabalhar transforma-se em uma pequena caixa. Quase duzentos anos depois de Fabrício, o alquimista, ainda se acreditava que a prata ficava preta por estar velha.

Comprovação do Engrecimento da prata a incidência da luz

1727

Johann Heirich Schulze, professor de anatomia de Altdorf, descobre e comprova que o fenômeno do engrecimento da prata se deve a incidência da luz.

Utilização do Amoníaco como Fixador

1777

Karl Wilhem Scheele, químico sueco, estudou a reação do Cloreto de Prata as diversas radiações do espectro e sugere o uso de amoníaco como fixador.

Primeira imagem projetada sobre uma folha de papel

1780

Charles, físico francês, com base nas experiências anteriores, projetava objetos sobre uma folha de papel impregnada de cloreto de prata (algo muito semelhante a uma técnica básica utilizada até hoje em trabalhos artísticos - FOTOGRAMA).

Captação de imagens em couro branco

1790

Thomas Wedgood, obtém grande sucesso na captação de imagens, sobre um pedaço de couro branco, mas os traços não sobrevivem. Nesta época, ele não conhece uma técnica eficiente para fixar a imagem.

Sistema Heliográfico

1822

Por volta de 1822, Niepce já trabalhara com um verniz de alfalto (betume da Judéia), aplicado sobre vidro, além de uma mistura de óleos destinada a fixar a imagem. Com esses materiais, obteve a fotografia das construções vistas da janela de sua sala de trabalho - após uma exposição de oito horas. Contudo aquele, aquele sistema heliográfico era inadequado para a fotografia comum, e a descoberta decisiva seria feita por um cavalheiro muito mais cosmopolita: Louis Daguerre.

A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia

1826

A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia - se a definirmos como uma imagem inalterável, produzida pela ação direta da luz - foi Joseph Nicéphore Niepce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de experiências, a vista descortinada da janela do sótão de sua casa, em Chalons-sur-Saône.

Criação da Heliografia

1826

Joseph Nicéphore Niépce, no início do século XIX, trabalha com litografia. Pesquisa por dez anos substâncias que captem uma imagem em uma placa metálica (cobre polido).
O negro betume branqueava quando exposto à ação da luz solar - por aproximadamente 8 horas. A parte do betume agora branco não era mais solúvel em essência de Alfazema. Sabendo disto, cobria a placa com betume da Judéia, expunha-na à luz de uma projeção da câmara escura e submetia esta placa a um banho de essência de alfazema. Na seqüêcia, espalhava ácido sobre a placa, o qual corroí os lugares desprotegidos. Finalmente, removia o restante do betume e tinha uma imagem gravada em baixo relevo na placa metálica. Niépce havia criado o que hoje se chama de Heliografia.
Com uma câmera escura construída pelo ótico francês Chevalier e uma dessas placas, Niépce, conseguiu a imagem dos telhados, vistos pela janela do sótão de sua casa de campo, na França. Através dos irmãos Chevalier, famosos óticos em Paris, Niépce conhece outro entusiasta da procura por obter imagens através de um processo químico, Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), pintor francês, inventor do diograma, um tetro de efeitos a base de luz de velas. Espetáculo de enormes painéis translúcidos e coloridos, com fusão e tridimensionalidade. Parecido com o milenar teatro de sombras chinês.

Descoberta do primeiro agente revelador

1835

em 1835, quando Daguerre apanhou uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata, e que apesar de exposta não apresentara sequer vestígios de uma imagem, e guardou-a, displicentemente, em um armário. Ao abri-lo, no dia seguinte, porém, encontrou sobre ela uma imagem revelada. Criou-se uma lenda em torno da origem do misterioso agente revelador - o vapor de mercúrio -, sendo atribuído a um termômetro quebrado. Entretanto, é mais provável que Daguerre tenha despendido algum tempo na busca daquele elemento vital, recorrendo a um sistema de eliminação.

Padronizado o Processo de Revelação

1837

Em 1837, Daguerre já havia padronizado esse processo, no qual usava chapas de cobre sensibilizadas com prata e tratadas com vapores de iodo e revelava a imagem latente, expondo-a à ação do mercúrio aquecido. Para tornar a imagem inalterável, bastava simplesmente submergi-la em uma solução de aquecida de sal de cozinha.
Pode-se perceber que a fotografia não é descoberta de um único homem. Muitas experiências de alquimistas, físicos e químicos sobre a ação da luz, foram de extrema relevância no contexto da fixação de imagens. As descobertas se entrelaçam no mundo de domínio da fotoquímica.
A história da fotografia está, portanto, diretamente ligada ao estudo da luz e dos fenômenos óticos.
Ainda na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) constata que raios de luz solar, durante um eclipse parcial, atravessando um pequeno orifício, projetam na parede de um quarto escuro, a imagem do exterior. Este método primitivo de produzir imagens recebe o nome de câmara escura, usada pela primeira vez com utilidade prática pelos árabes, no século XI, para observar os eclipses.
Nesta primitiva câmara, encontram-se os princípios básicos da câmera fotográfica.

Surge a Primeira forma popular de fotografia

1839

Em sete de janeiro - Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), divulga o processo de Daguerreotipia e, em 19 de agosto , a Academia de Ciências de Paris, divulga ao público. Surge a primeira forma popular de fotografia. O tempo de exposição é em torno de 4 mil segundos.
Daguerre vende sua idéia ao governo Francês por uma pensão vitalícia de 6 mil francos. Dias antes, Daguerre, requer a patente de seu invento na Inglaterra. O invento toma conta dos centros urbanos, vários pintores acusam a fotografia de matar a pintura. Mas foi através dessa adaptação cultural, que nasce o impressionismo e o dadaísmo ( a arte pela arte).

Criação do Negtivo para a reprodução

1840

Sir Charles Wheatstone, inglês, cria uma engenhoca denominada visor estereoscópio, para visualizar fotografias em 3D. Neste mesmo ano, Daguerre aprimora seu invento e lança o Daguerrótipo brometizado, reduzindo o tempo de exposição para aproximadamente 80 segundos. Willian Henry Fox Talbot, na Inglaterra, lança um processo denominado Calótipo. Um processo semelhante aos anteriores mas, quando exposta a luz, produz um negativo e através da técnica de contato obtém-se o positivo. Com base em uma folha de papel impregnada de nitrato e cloreto de prata (algumas vezes é usado o iodeto de potássio), depois de seca, é feito o contato com objetos e obtém um silhueta escura. Fixada, posteriormente, com amoníaco ou solução concentrada de sal. É tido como o primeiro processo prático para a produção de um número indeterminado de cópias a partir do negativo original.

Primeiro livro ilustrado com fotografias

1844

O primeiro livro ilustrado com fotografias, The Pencil of Nature, é publicado por Talbot e editado em seis volumes, com vinte e quatro talbotipos contendo a explicação de seu trabalho e estabelecendo padrões de qualidade. O problema da técnica é que o suporte do negativo é papel e na passagem para o positivo perdiam-se detalhes.

Desenvolvido o processo de Albumina

1847

Abel Niépce, primo de Nicéphore Niépce, desenvolve o processo da albumina que utilza uma placa de vidro coberta com clara de ovo, sensibilizada com iodeto de potássio e nitrato de prata. Revelada com ácido gálico e fixada a base de tiosulfato de sódio. A albumina, é mais preciosa em detalhes e o tempo de exposição é de 15 minutos.

Morte de Daguerre e Invenção do Processo de Colódio úmido

1851

Morre Daguerre. Frederick Scott Archer, escultor inglês, inventa o processo de colódio úmido (uma mistura de algodão, pólvora, álcool e éter - usado como veículo para unir sais de prata as placas de vidro) menos dispendioso que os anteriores e o resultado era de ótima qualidade. A placa é exposta ainda úmida na câmera escura e o tempo de exposição é de 30 segundos. Este processo é dez vezes mais sensível que a albumina.
Neste período, com a simplificação do processo fotográfico, algumas pessoas começam a questionar a única função da fotografia: retratista. A partir desta fase, aparecem os trabalhos mais criativos.

Descoberta de imagens quase invisível podem ser Reveladas

1853

Daguerre descobre que uma imagem quase invisível, latente, pode ser revelada com vapor de mercúrio, reduzindo assim de horas para minutos o tempo de exposição - diz a lenda que Daguerre guardou uma placa sub exposta dentro de um armário, onde havia guardado um termômetro de mercúrio quebrado. Ao amanhecer, Daguerre constatou que havia uma imagem visível e de intensidade satisfatória na placa. Nas áreas atingidas pela luz havia o amálgama criado pelo mercúrio, formando as áreas claras da imagem.

Primeiras fotografias de guerra para jornal

1855

Roger Fenton (1819-1869) faz as primeiras fotos de guerra, quando cobriu a guerra da Criméia para um jornal inglês.

Fotografias pintadas a mão dando toque de realismo

1855

Aparecem algumas fotografias pintadas a mão, o que dá um toque de realismo e tenta comparar a fotografia às pinturas.

Primeira pessoa a usar a fotografia criativamente

1858

Gaspard Félix Tournachon (1820-1910) ele mesmo se chamava de NADAR, foi um dos primeiros fotógrafos a usar a câmera criativamente, ou seja, como algo diferente da função retratista. Acentuava as poses e os gestos das pessoas que fotografava querendo mostrar o caráter da pessoa. Em paris, tirou as primeiras fotografias aéreas, abordo de um balão, em 1858 e foi responsável, também, pelas primeiras fotografias subterrâneas, nas catacumbas de Paris, utilizando pela primeira vez a luz elétrica e manequins substituindo as pessoas, devido a excessivo tempo de exposição.

O Criador do termo "Fotografia"

1865

Julia M. Cameron (1815-1879) a mais notável ratratista inglesa do século passado. Utilizava de maneira muito criativa a luz. Fotografou pessoas famosas, como: Charles Darwin, Sir John Herschel cientista amigo de Talbot, responsável pelos termos positivo e negativo; na Europa é também conhecido como o criador do termo "fotografia".

Criação do processo de chapas secas

1871

Richard Leach Maddox, médico inglês, fixa o brometo de prata em uma suspensão gelatinosa, criando assim o processo de chapas secas. O processo que substitui o colódio úmido é publicado no British Journal of Photograph, em setembro. De início o processo tem a desvantagem de ser mais lento, mas logo é aperfeiçoado e cria-se a placa seca de gelatina e com produção industrial. A partir de então foi possível fotografar o movimento (tempo de exposição: 1/2 segundo) e o design das câmeras é aprimorado, ou seja, ficam menores, mais leves e mais próximas ainda das pessoas.

Surge os banhos coloridos Sépia e Azul

1873

Surgem os banhos coloridos com uso de corantes (tipo banho sépia ou azul) e aumenta-se a sensibilidade às cores, banhando-se a emulsão fotossensível em anilina, criando o filme ortocromático.

Lançamento do Filme em rolo

1884

George Eastman, lança o filme em rolo com vinte e quatro chapas, com base de papel e gelatina.

A Empresa Eastman Dry Plate Company, passa chamar-se Kodak.

1886

A Empresa Eastman Dry Plate Company, passa chamar-se Kodak.

Grande Novidade da Kodak a Camera "Bate e Pronto"

1888

Grande novidade: a câmera Kidak, com sistema de "bate-pronto", com o slogan: Você aperta o botão e nós fazemos o resto. O cliente compra a câmera, por 25 dólares, com 100 chapas, mais tarde devolve à fábrica que então revela as fotografias e retorna o filme revelado, a câmera e mais um rolo de 100 chapas.

Produção do negativo a base de selulóide e gelatina

1889

Henry M. Reichenbach químico da Kodak, produz o negativo a base de selulóide e gelatina. Graças à febre da função retratista, muitos retratos de pessoas célebres são legados ao futuro, como foi o caso de Baudelaire e da menina Alice Liddell, que inspirou o reverendo Lewis Carrol a escrever "Alice no país das maravilhas". Nesta época, o tempo de exposição já alcançava a fração de 1/10 segundos.

Primeira pessoa a utilizar as fotos para persuadir

1900

Willian Henry Jackson (1843-1942), norte-americano, no fim do século XIX e início do século XX, faz algo mais do que gravar um acontecimento, usa suas fotos para persuadir e convencer. Fotos do oeste americano, da área de YELLOWSTONE ajudam a persuadir o Congresso a estabelecer o Parque Nacional de Yellowstone. Nesta época, o tempo de exposição é de 1/50 segundos.

Primeiro jornal a ser ilustrado exclusivamente com fotos

1904

LONDON DAILY MIRROR é o primeiro jornal a ser ilustrado exclusivamente com fotos.

É comercializado o filme pancromático

1906

É comercializado o filme pancromático, sensível à luz laranja.

Apresentação dos primeiros filmes para revelação a cores

1906

Os irmãos August e Louis Lumière, apresentam os primeiros filmes para revelação a cores (autochrome), que já não precisavam de uma tripla exposição (não era necessário se bater 3 diferentes chapas da mesma fotografia) através de uma câmera especial.

Primeira fotografia escondida

1920

Paul Martin, inglês, esconde uma câmera (graças aos avanços tecnológicos dos filmes e das Cãmeras) em uma maleta, e pela primeira vez tira fotos de pessoas sem que percebam. O resultado é uma naturalidade desconhecida, pois antes as pessoas eram formais.

Surge a maquina Leica, máquina precursora de todas as câmaras de 35mm

1925

Usam-se partículas de magnésio para a iluminação artificial. O resultado deste primitivo Flash é um raio de luz brilhante e uma fumaça ácida.
Surge também a famosa Leica, máquina excelente e precursora de todas as câmaras de 35mm.

Criação do fotojornalismo e da famosa Rolleiflex TLR(reflex de objetivas gêmeas)

1928

Stefan Lorant, através do jornal alemão Berliner Ilustrierte Zeitung, cria o fotojornalismo moderno, sem poses formais.
Surge também a famosa Rolleiflex TLR (reflex de objetivas gêmeas), projetada por Franke e Heidecke.

Primeira utilização de uma câmera em miniatura

1930

Henry Cartier-Bresson (1908 - ) foi fotógrafo que obteve maior sucesso. Cartier utiliza uma câmera em miniatura para captar "momentos decisivos" na vida das pessoas. Seu sucesso no registro de acontecimentos e emoções fugazes influenciou enormemente não só o fotojornalismo, como também introduziu um novo conceito na fotografia artística.

Aparecem os primeiros flashes fotográficos

1930

Aparecem os primeiros flashes fotográficos. Nesta época, as câmeras alcançavam a velocidade de 1/100 seg.

As Três primeiras tendências na fotografia

1931

A Europa e os Estados Unidos, os críticos especializados consideram três as tendências em fotografia:
1) utilização de grandes câmeras e amplos negativos, com obtenção de cópias ricas em gradações tonais, interpretando de modo mais vivido a realidade;
2) exploração de novos aperfeiçoamentos tecnológicos para fixar o instante mais fugaz e os aspectos mais inusitados e insuspeitados da realidade;
3) invenção de formas abstratas com a existência estática própria.
"Para mim a fotografia consiste num reconhecimento imediato no curso de uma fração de segundo, tanto o sentido do acontecimento quanto da exata organização dos volumes que comporão, expressivamente, o significado da cena. Creio que seja no movimento da vida que a descoberta de si mesmo se efetua, ao passo que se dá a abertura para este mundo envolvente que pode nos modelar, mas que pode igualmente ser influenciado por nossa personalidade. Trata-se de estabelecer o equilíbrio entre estes dois mundos. É nessa constante interação que esses mundos acabam por se fundir num mundo novo. É nesse mundo que devemos comunicar" Henry Cartier-Bresson

Kodak lança o primeiro cromo colorido

1935

A Kodak lança o primeiro cromo colorido - Kodachrome.

A Agfa lança o Agfacolor

1936

A Agfa lança o Agfacolor - um distinto sistema de cores para um cromo colorido

A Kodak lança o primeiro negativo colorido

1941

A Kodak lança o primeiro negativo colorido - Kodacolor.

Surge a câmera de fotos instantânea " A Polaroid "

1947

Surge a câmera de fotos instantânea, A Polaroid, baseada em um processo desenvolvido pelo físico americano Edwin H. Land.

Surge o Polaroid em PB

1949

Surge o Polaroid em preto e branco.

Surge a Polaroid em cores e outras evoluções

1963

Surgem o Polaroid em cores e a "Instamatic" de cartucho 126.
Desde o início deste século, a história passou a caracterizar-se mais pelo refinamento e aperfeiçoamento do que por inovações e invenções. Prova disso é que, apesar do advento de modernas tecnologias que levam máquinas a velocidades extraordinárias de disparo, há máquinas que jamais se tornam obsoletas, fixando imagens com rara precisão.

Máquina digital Comercializada

1990

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Em um instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo,substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

As máquinas Digitais

2000

As máquinas digitais também começam a ocupar espaço, em especial no fotojornalismo, onde a rapidez de circulação e edição de imagens justificam a pequena perda na qualidade de impressão. Contudo, nada, absolutamente nada substitui o olhar artístico e atento do fotógrafo.

Primeiro celular com câmera

2002

primeiro celular com câmera

A Sanyo SCP-5300 eliminou a necessidade de comprar uma câmera, pois foi o primeiro aparelho celular a incluir uma câmera integrada com um botão dedicado ao snapshot. Infelizmente, foi limitado a uma resolução de 640×480, zoom digital de 4x e 3 m de alcance. Independente disso, os usuários do telefone podiam tirar fotos em movimento e depois enviá-las para o seu PC utilizando uma suíte de software

Máquinas digitais ganham força

2005

as máquinas digitais ganham força em todo o mundo, resoluções e pixels avançados fazem da foto digital o diferencial para fotoreportagens . As máquina digitais amadoras viraram "febre" entre os adolescentes e os apaixonados por fotografia.Em todo lugar que se aglomeram pessoas, registra-se a preseñça de inúmeras câmeras digtais de diversas resoluções, megas e modelos... registrando tudo o que acontece ao redor,produzindo fotos descontraídas e irreverentes muitas com o ituito apenas de serem descarrregadas em um micro para a divulgação na internet e divertimento.
O digital também chega a fotografia social , inúmeros eventos são hoje fotografados com câmeras digitais com alta tecnologia, produzindo belíssimos álbuns e books de festas de 15 anos, casamentos e outros, com muito realismo, retratando realmente os fatos acontecidos no evento.

Fotografias em Redes Sociais

2007

As fotografias e imagens editadas integram as redes sociais de comunicação

História do Rádio

Eventos importantes da história do rádio

A primeira mensagem à distância.

1844

Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem à distância.

O primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.

1850

O alemão Daniel Ruhmkoff inventa o primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.

Várias mensagens em uma única linha telegráfica

1853

Julius Wilheim Gintl prova ser possível enviar várias mensagens simultaneamente por uma única linha telegráfica.

A provável existências das ondas eletromagnéticas

1863

James Clerck demonstra teoricamente, a provável existência das ondas eletromagnéticas.

A criação do dínamo

1867

O alemão Siemens cria o dínamo.

Transdutor magnético (microfone)

1875

Primeiro serviço permanente de notícias por cabo. Alexander Graham Bell inventa o transdutor magnético (microfone).

Som em cilindros. Invenção do Gramofone.

1877

Thomas A. Edson registra som em cilindros. Emil Berliner aperfeiçoa o telefone e inventou um tipo de gramofone.

Propagação radiofônica

1887

Hertz faz soltar faíscas através do ar que separava duas bolas de cobre, dando princípio a propagação radiofônica.

Primeira transmissão sem fios, através de ondas eletromagnéticas

1893

Landell de Moura construiu diversos aparelhos importantes para a história da rádio e expõe ao público de São Paulo. Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas.

Antena para recepção de frequências baixas.

1895

O russo Aleksandr S. Popov inventou uma antena capaz de receber frequências baixas, na faixa de 30 khz.

Patente para um sistema de comunicação sem fio

1896

Marconi percebe a importância comercial da telegrafia. E demonstra o funcionamento dos seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na Inglaterra. Marconi registra uma patente para um sistema de comunicações sem fio.

O circuito eléctrico sintonizado. A válvula tríodo

1897

Eugene Ducretet inicia suas experiências com o telégrafo sem fio. Marconi funda a ‘Wireless Telegraph and Signal Company’. Em paralelo, na Alemanha, Karl Ferdinand Braun inventa um dispositivo-chave, capaz de produzir correspondência entre o comprimento de onda da transmissão e da recepção. Oliver Lodge inventou o circuito eléctrico sintonizado. Lee Forest, desenvolveu a válvula tríodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong empregaram o triodo para amplificar e produzir ondas electromagnéticas de forma contínua.

Transmissões de 4km

1898

Ducretet espanta a Academia de Ciências da França ao mostrar, com sucesso, transmissões de sinais entre os 4km.

O dispositivo Ducretet/Popov.

1899

Transmissão de 42 km entre dois crusadores franceses equipados com o dispositivo Ducretet/Popov.

Surge a primeira estação comercial, localizada na ilha alemã de Borkum.

1900

O Padre Landell de Moura obteve do governo brasileiro a carta patente que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações. Marconi consegue a patente por um processo que permite ao operador do equipamento selecionar um comprimento específico de onda. Surge a primeira estação comercial, localizada na ilha alemã de Borkum.

Primeira transmissão transatlântica

1901

Usando código Morse, Marconi realiza a primeira transmissão transatlântica.

A criação da Telefunken. Ondas contínuas por "arc transmission'

1903

A alemã Siemens e a Allgemeine Elektrizitats Gesellschaft unem-se para criar a Telefunken. O dinamarquês Valdemar Poulsen inventa uma forma de produzir ondas contínuas por "arc transmission". Gustave Ferrie, instala a estação de telégrafo de longa distância na Torre Eiffel.

Conexões telegráficas de rádio na Espanha. Invenção do díodo

1904

O "The Patent Office at Washington" concede três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras. O Padre Landell de Moura foi precursor nas transmissões de vozes e ruídos. São feitas as primeiras experiências com conexões telegráficas de rádio na Espanha. Na França é instalada uma rede comercial marítima. O inglês John Fleming inventa o diodo. A Radiotelégrafo é construída na costa Asiática.

É criado o Ato do Telégrafo Sem Fio (Wireless Telegraph Act)

1905

Marinha de Guerra do Brasil realizou, várias experiências com a telegrafia. No Canadá, é criado o Ato do Telégrafo Sem Fio (Wireless Telegraph Act). Primeira comunicação sem fio da Espanha. Descoberta das propriedades da galena (lead sulphide) como detector de sinais radioelétricos.

O primeiro alternador de alta-frequência. Transmissão da voz humana pelo rádio.

1906

O norte-americano Reginald Fessenden constrói o primeiro alternador de alta-frequência e triunfa na transmissão da voz humana pelo rádio. Lee de Forest patenteia o tríodo.

É adotado internacionalmente o sinal de socorro (S O S).

1908

É adotado internacionalmente o sinal de socorro (S O S).

Um radialista amador consegue captar um pedido de SOS vindo do Titanic.

1912

Um radialista amador consegue captar um pedido de SOS vindo do Titanic.

Surge a Wireless Society de Londres.

1913

Passam a acompanhar regularmente programas musicais transmitidos pelo Chateau de Laeken, na Bélgica. Surge uma federação de rádios - a Wireless Society de Londres, na Inglaterra, que se tornaria mais tarde a Radio Society da Grã-Bretanha.

O jornalismo começa a tomar conta das ondas do rádio.

1915

O jornalismo começou a tomar conta das ondas do rádio. A Estação Naval Americana de Arlington, na Virgínia, EUA, estabelece uma conexão direta com a parisiense Torre Eiffel.

Acontece o primeiro programa de rádio, que se tem notícia.

1916

Lee Forest instala a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão. Acontece então o primeiro programa de rádio, que se tem notícia. Surge também o primeiro registo de radiojornalismo.

Decreto na Rússia estabelece a censura aos meios de comunicação

1917

Os bolcheviques usam o novo meio de comunicação para influenciar os alemães durante as negociações do Tratado de Brest-Litovsk. Um decreto estabelece a censura aos meios de comunicação na Rússia.

Começa a chamada "Era da rádio".

1919

Começa a chamada "Era da rádio".

Surgem, na França, os primeiros rádios a pilha

1920

Surge o microfone, através da ampliação dos recursos do bocal do telefone. Surgem, na França, os primeiros rádios a pilha, orgulhosamente vendidos com outra inovação: fones de ouvido. A empresa de Marconi organiza um concerto radiotelefônico. Surge o primeiro serviço de radiotelegrafia na Venezuela.

No de Janeiro, acontece a primeira transmissão radiofônica oficial brasileira

1922

Estações de rádio com programações regulares em quase todo o mundo. No Rio de Janeiro, acontece a primeira transmissão radiofônica oficial brasileira. Surge na Espanha a primeira publicação dedicada ao rádio. Nasce a britânica BBC (British Broadcasting Company). Nascem as primeiras estações de rádio em Shangai, na China, e em Cuba.

A primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

1923

Itália decide nacionalizar o rádio. França segue o exemplo e transforma o rádio em monopólio estatal. Edgard Roquete Pinto -considerado pai do rádio brasileiro- e Henry Morize fundam a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Surge a estação privada Radio Club em Madras, colônia inglesa na Índia.

É fundada a União Internacional de Rádio-Amadores na França

1925

Continua a globalização do Rádio. Polônia, Romênia e Hungria entram regularmente no ar. Surgem estações independetes em Tóquio, Nogoya e Osaka (Japão). É fundada a União Internacional de Rádio-Amadores na França. Nasce a OAX, primeira estação de rádio do Peru.

Japãp cria a NHK ( Nippon Hoso Kyokai)

1926

Transmissão por ondas de rádio tomam conta da Lituânia. Japãp cria a NHK ( Nippon Hoso Kyokai)

Brasil, começa a operar a Rádio Mayrink Veiga

1927

Áustria, Alemanha e Polônia já utlizam circuitos telefônicos para a transmissão de concertos. Brasil, começa a operar a Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro.

Tanzânia começa a transmitir. Surge a primeira rádio do Vaticano, na Itália

1929

Tanzânia começa a transmitir. Surge a primeira rádio do Vaticano, na Itália

A Voz de Bogotá começa a transmitir da Colômbia

1930

A Voz de Bogotá começa a transmitir da Colômbia, assim como o programa espanhol La Palabra.

A primeira rádio do Vaticano é oficialmente inaugurada.

1931

A primeira rádio do Vaticano é oficialmente inaugurada. O programa The Voice of Australia,começa a ser transmitido de Sydney e Melbourne. No Equador, a HCJB (Heralding Christ Jesus' Blessings) transmite programas religiosos em 11 idiomas, enquanto a Tailândia finalmente funda sua primeira rádio.O Ministério de Educação Popular e Propraganda da Alemanha estabelece um rígido controle sobre o rádio.

Radio Clube de Lisboa,em Port, começa a transmitir regularmente para o Brasil.

1934

Surge uma entidade do setor representando os países sul-americanos, a SARBU . A Áustria começa a retransmitir propraganda nazista alemã. Surge a primeira estação de rádio da Mongólia, enquanto a Radio Clube de Lisboa, em Portugal, começa a transmitir regularmente para o Brasil.

A China inicia transmissões para fora do país.

1935

A China inicia transmissões para fora do país. Rádios italianas passam a emitir propaganda anti-britânica em árabe, além de retransmitir programas de rádios africanas também contra o domínio inglês. É assinado um tratado de cooperação técnica entre Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, o que permite um intercâmbio político-cultural entre os países através das ondas do rádio.

É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro

1936

É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que firma-se como líder de audiência por mais de vinte anos.

O governo japonês utiliza o rádio para uma campanha massiva contra a China.

1937

O governo japonês começa a utilizar o rádio para uma campanha militar massiva contra a China.

Na Espanha, militares baixam uma pesada censura sobre o rádio

1938

Na Espanha, militares baixam uma pesada censura sobre o meio. O programa de Orson Welles, baseado na Guerra de Mundos de H.G. Wells vai ao ar deixando milhares de pessoas em pânico com a certeza de que a Terra estaria sendo invadida por extraterrestres.

A Alemanha decide que ouvir rádios estrangeiras constituía crime capital.

1939

A Alemanha decide que ouvir rádios estrangeiras constituía crime capital.

Surge a Radio Omdurman no Sudão, dedicada à causa das forças aliadas.

1940

As rádios alemãs passam a transmitir a mesma programação de caráter ultra-nacionalista, já totalmente sob o domínio nazista. É inaugurada a primeira estação do Irã. Um decreto na Bélgica, torna a prática de ouvir às rádios britânicas um crime passível de condenação a trabalhos forçados. A Costa Dourada (atual Gana) começa a transmitir notícias sobre a guerra, surge a Radio Omdurman no Sudão, dedicada à causa das forças aliadas.

Mensagens codificadas

1944

Mensagens codificadas avisam a resistência de um iminente desembarque dos aliados na Normandia.

O controle governamental sobre o rádio no Japão é abolido.

1945

Aparece a primeira rádio de Saraievo, na ex-Iugoslávia. O imperador japonês anuncia, por rádio, a capitulação do país. A japonesa NHK é reorganizada e o controle governamental sobre o rádio no Japão é abolido.

O rádio ganha duas pequenas revoluções tecnológicas.

1946

O rádio ganha agilidade e desenvoltura com duas pequenas revoluções tecnológicas. A primeira delas foi o surgimento dos gravadores de fita magnética. Outra, não menos importante o início da substituição das válvulas retificadoras por retificadores de selênio, material semicondutor em estado sólido muito menos propício a queimar do que as velhas válvulas a vácuo.

Surge o primeiro rádio transistorizado do mundo.

1954

Chega o Regency TR1, primeiro rádio transistorizado do mundo. Lançado nos EUA pela I.D.E.A.

Comercialização de gravações em estéreo. Surge o termo som Hi FI.

1958

Acontece a comercialização de gravações em estéreo, quando surge o termo som Hi FI.

As emissoras de FM são autorizadas a transmitir em estéreo.

1961

As emissoras de FM são autorizadas a transmitir em estéreo.

No Brasil é criado o Ministério das Comunicações

1967

No Brasil é criado o Ministério das Comunicações

Sony desenvolve um rádio do tamanho de um cartão de crédito.

1985

Sony desenvolve um rádio do tamanho de um cartão de crédito.

No Brasil, é criada a Rede Bandeirantes de Rádio

1990

No Brasil, é criada a Rede Bandeirantes de Rádio, a primeira do país a operar via satélite com 70 emissoras FM e 60 AM em mais de 80 regiões do País.

Chega o tempo de convergência dos meios de comunicação

2000

O rádio, desde o final da década de 90, ocupa as ondas da internet, que oferece dispositivos para ouvir músicas em arquivos de sons comprimidos e emissoras que transmitem pela grande rede. Chega o tempo de convergência dos meios de comunicação, quando não é mais possível falar de rádio sem falar de telefonia, transmissão de imagens, voz e dados.

Do preto e branco à TV de alta definição

1926

Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão, pois vários estudiosos contribuíram de uma forma ou de outra para a criação deste eletrônico. Na década de 20, a grande busca dos cientistas era tentar agrupar e transmitir as ondas sonoras, que já haviam conseguido por meio da invenção do rádio, com a imagem em movimento. Em 1926, o escocês John Logie Baird tentou fazer isso, conseguindo apenas uma imagem muito ruim de uma cabeça humana. De fato, a primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por meio do sueco Ernst F. W. Alexanderson, engenheiro da General Eletric.

Os primeiros aparelhos de televisão

1935

Os primeiros aparelhos de televisão nada mais eram que rádios com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição foi surgir só na Alemanha, em 1935, na intenção de transmitir as Olimpíadas de Berlim, talvez o primeiro grande evento passado nas telinhas.

Inauguração da televisão no Brasil

1950

No dia 18 de setembro é inaugurada a televisão no Brasil, trazida por Assis Chateaubriand. Com o lançamento da TV Tupi, o Brasil foi o quarto país a ter uma emissora de televisão.

Os primeiros modelos a ser vendidos

1950

1950 Chateaubriand importou 200 aparelhos e os colocou em praças públicas, padarias, museus e outros lugares estratégicos. Os primeiros modelos domésticos começaram a ser vendidos no Brasil.

Primeiro controle remoto

1950

1950 Apresentado o primeiro controle remoto (com fio).

Modelo semi-portátil

1954

1954 Surge o primeiro modelo semi-portátil com fabricação nacional. Era feito em São Paulo pela ERGA. Era feita de madeira.

TVs vendidas

1955

Já são mais de mil TVs vendidas no Brasil.

Controle remoto sem fio

1956

1956 Brasil registra 1,5 milhão de telespectadores no mesmo ano em que é criado o controle remoto sem fios.

transmissão experimental em cores no País.

1963

1963 É feita a primeira transmissão experimental em cores no País.

TV Nos Lares Brasileiros

1970

1970 25% dos lares brasileiros já têm TV. A Copa do Mundo é transmitida ao vivo, via satélite.

Televisões Portáteis

1980

Surgem as primeiras televisões portáteis leves o suficiente para serem carregadas e ligadas nos mais variados locais

Chegada dos vídeos cassetes

1982

Chegada dos vídeos cassetes.

Tela de Plasma

1992

Primeira tela de plasma full color é apresentada ao mundo

TVs de plasma no Brasil

2000

2000 TVs de plasma começam a ser vendidas no mercado brasileiro.

Telas em LCD

2005

Telas com tecnologia LCD de 40 e 45 polegadas são oferecidas ao mercado.

TV Digital no Brasil

2006

Cai muito o custo das TVs de plasma e LCD. E nesse mesmo ano foi definido padrão de TV Digital no Brasil

Lançamento da Tv mais fina do Mundo

2013

Se você pensou que as TVs tinham atingido um limite de espessura, prepare-se para ficar espantado. A Samsung acaba de anunciar um novo modelo com espessura de apenas 0,79 cm. Para se ter uma idéia, essa medida equivale ao diâmetro de uma lapiseira, ou seja, é menor que um centímetro.

Com tela de LED e compatibilidade com projeções de imagens em 3D, o modelo é parte da série LED 9000, a linha mais avançada disponibilizada atualmente pela empresa. A tela é de 55 polegadas, com resolução Full HD e frequência de imagem de 240 Hz.

Outro aspecto que chama atenção é o controle remoto do aparelho. O dispositivo é touchscreen, com visor LCD de 3 polegadas, e conta com um teclado QWERTY para acesso rápido não só aos menus do televisor, mas também a qualquer outro aparelho da empresa compatível com a tecnologia.

História do Cinema

De fato, a data de 28 de Dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo.

Começo do cinema - experiencias com fotografia

1876

Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: primeiro colocou 12 e depois 24 câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimento em várias fotografias e através de um zoopraxiscópio pode recompor o movimento. Em 1882, Étienne-Jules Marley melhorou o aparelho de Muybridge. Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince filmou uma cena de cerca de 2 segundos mas a fragilidade do papel utilizado fez com que a projeção ficasse inadequada.

Invenção do cinetógrafo e cinetoscópio

1891

Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson mas com funções limitadas. O cinetoscópio não projetava o filme

Primeira projeção ao público

1895

Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos videos e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em grandes salas.

Cinema Mudo

1896

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo

Desenvolvimento e negócio

1903

No filme "Life of an American Fireman" de 1903 é possível ver duas imagens diferentes mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada por um bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a mulher.

O diretor Edwin Porter introduz em seus filmes os planos com cortes de edição.

1903

O diretor Edwin Porter (EUA) introduz em seus filmes os planos com cortes de edição.

Criação do filme na França

1907

Em 1907, os irmãos Lafitte criaram os filmes de arte na França com a intenção de levar as classes mais altas ao cinema já que estes pensavam ser o cinema para classes menos educadas.

Surge Max Linder, Charles Chaplin e Stan Laurel e Oliver Hardy

1913

A produção de comédias intensifica-se, nos EUA, e surgem nomes como Max Linder, Charles Chaplin e Stan Laurel e Oliver Hardy, da dupla O Gordo e o Magro.

Exibição de filme por Photo-Drama of Creation

1914

Em janeiro de 1914 foi exibido "Photo-Drama of Creation", um filme com mais de 8 horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e da Sociedade Torre de Vigia.

Cinema Impressionista Francês

1919

Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "Napoleon" e "J’Accuse" e Jean Epstein com seu filme "A queda da casa de Usher" de 1929

A Era do Som

1926

Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco)

Criação do Oscar

1929

No ano de 1929 criado o prêmio Oscar ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema.

Começarm a aparecer os gêneros

1930

O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros. Dessa nova tecnologia nascia o musical e também algumas comédias. E do casamento dos dois surgia a comédia musical.

Criação da revista Cahiers du Cinema

1951

Criação da revista Cahiers du Cinema, uma das mais importantes publicações sobre o cinema.

Marilyn Monroe se destaca como atriz e símbolo sexual feminino

1955

Marilyn Monroe se destaca como atriz e símbolo sexual feminino nas obras de Billy Wilder em "The Seven Year Itch", de 1955 e "Some Like it Hot", de 1959.

Hollywood começou a entrar em declínio

1960

Nos anos 60 o sistema Hollywood começou a entrar em declínio. Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood.

Lançado o gravador de vídeo-cassete Betamax, para uso doméstico

1975
  • É lançado o gravador de vídeo-cassete Betamax, para uso doméstico, ao preço de 2 mil dólares.
  • Tubarão, de Steven Spielberg, inicia a divulgação televisiva em massa e a estréia simultânea em centenas de salas.

Primeiro filme independente a arrecadar 100 milhões de dólares

1994

Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, é o primeiro filme independente a arrecadar 100 milhões de dólares de bilheteria e ganha o Festival de Cannes

Titanic - filme a arrecadar mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria.

1997

Titanic, de James Cameron, atinge o custo de 200 milhões de dólares e torna-se o primeiro filme a arrecadar mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria.

Historia dos Games

1889 - Começo da Nintendo

1889

1889 - A Nintendo começa em 23 de setembro de 1889, fundado por Fusajiro Yamauchi que colocou o nome da empresa de Nintendo Koppai para produzir Hanafuda ( um jogo de cartas que ficou conhecido popularmente no Japão), com o passar do tempo a empresa foi passada para Sekiryo Kaneda genro do Fusajiro que decidiu se aposentar após muito tempo depois com outros administradores a Nintendo passou a entrar para o ramo de games, mas foi em 1980 que a Nintendo realmente entrou fundo no mundo dos games

Primeiros jogos

1958

O primeiro jogo para computadores foi criado no Estados Unidos. O programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio. Uma simulação bem simplificada do esporte, um ponto piscante representava a bola e os jogadores controlavam seu movimento por cima d euma linha vertical que representava a rede. Não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas da bola e da quadra de tênis numa vista lateral. O jogo nunca saiu do laboratório

Testes do Spacewar

1961

Em 30 de julho de 1961, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology testava pela primeira vez Spacewar, um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares

O fenômeno Pong

1973

Pong, jogo para arcade criado por Bushell na Atari, se torna um fenômeno e varias empresas, como a Ramtek e a Nutting, começam a lançar similares.A Atari estabelece contato com a Namco do Japão.

Disputa do Atari x Kee Games

1974

Executivos da Atari vão, misteriosamente, para a rival Kee Games, em uma época em que era necessário aumentar a distribuição de maquinas.A Kee Games lança Tank, jogo mais vendido do ano, e ultrapassa a Atari em vendas.Na verdade a Kee Games era uma subdivisão da Atari (que voltou ser uma empresa só com Atari posteriormente) e , quando voltaram a ser uma única empresa, transformaram-se em uma das maiores industrias de videogame de todos os tempo.

Parceria para o Atari

1975

A Atari entra em contato com Tom Quinn, comprador de artigos esportivos da Sears Roebuck e apresenta-o ao jogo Pong.No Natal o Home Pong torna-se o campeão de vendas do catalago da Sears.

Influência do Atari

1976

O sucesso da Atari leva varias empresas a lançar consoles, mas somente o Coleco (abreviação de Connecticut Leather Company consegue aprontar tudo para o Dia dos Pais.Enquanto isso, a Fairchild Camera e Instrument da outro passo importante lançando o Fairchild Channel F, o primeiro videogame programável,

Lançamento do Game Chuck da Atari

1977

A Atari lança a Chuck E.Chesse uma combinação de casa de fliper com lanchonete, rôbos, jogos e cardápios familiares, Bushnell chama a franquia de Pizza Time Theater.

A saída de Bushnell da Atari

1978

Bushnell deixa a Atari e cria outra empresa, Um contrato de cindo anos, estipula que a Atari não competirá com a nova empresa de seu ex-homem forte.A Pizza Time Theaters também é comprada por Bushnell.

Lunar Lander e o Lançamento do Asteroids

1979

Lunar Lander, o primeiro jogo comercial com graficos vetoriais, na forma de wireframes, isto é, os objetos eram formados por linhas como se fosse o esqueleto de um modelo 3D é lançado.Nasce então o antecessor dos gráficos poligonais, usados na maioria dos jogos da atualidade.Outro jogo lendário é o grande lançamento do ano:Asteroids.

Lançamento da Sega e a nova filial da Nintendo

1980

A Sega obtêm os direitos para lançar Missile Command (Atari) no Japão. Minoru Arakawa, genro de Hiroshi Yamauchi, o chefão da Nintendo no Japão, abre uma filial em Nova Iorque, estados Unidos, que depois se transfere para Seattle. A Nintendo da América tinha um futuro incerto, ja que depois de Computer Othello não conseguia criar outro sucesso.

Surgimento da Tec Toy

1987

Em 1987 surge uma empresa brasileira a Tec Toy que já ocupava o segundo lugar no mercado de brinquedos, os fundadores fizeram uma analise no mercado e tiveram a ideia de lançar brinquedos alteramente tecnológicos.A fabrica de produtos fica localizada em Manaus e a central administrativa em São Paulo.

Projeto do CR-Rom para games

1992

Sony e Nintendo desfazem o projeto do CD-ROM para Super NES.Detalhe:os trabalhos estavam próximos da conclusão.Rumores de que a Sony conseguira um acordo e permitiria a Sony ter os lucros dos jogos de CD para Super Nintendo. Foi quando a Nintendo anunciou planos para trabalhar em conjunto com a Philips numa plataforma compatível com o console CD-i da empresa holandesa.A Sony, indignada , cancelou o desenvolvimento do CD-ROM e seus jogos e começou a trabalhar num console próprio, de 32 bite mídia baseada em CD, para destronar a Nintendo.

Marketing da Panasonic e grandes lançamentos

1993

A Panasonic começa a campanha de marketing so seu 3DO (Us$ 699), o primeiro videogame 32 bits da história, desenvolvido pela empresa 3DO.
Nintendo e Sega anunciam seus videogames de próxima geração: Project Reality, de 64 bits, e Sega Saturn, respectivamente. Nesse momento, a Sega ainda havia decidido se o Saturn teria 32 ou 64 bits.

Criação da Sony

1995

PlayStation (1995), da novata Sony, nascera de uma desfeita entre a Nintendo e a Sony, no meio do projeto, para criação um periférico de CD para o Super NES.

Game Boy Color um grande lançamento dos portáteis

1998

Em 1998, a Nintendo lançou a versão colorida do Game Boy, o Game Boy Color, além de uma versão de bolso (Game Boy Pocket) e com luz (Game Boy Light) e acessórios como a Game Boy Camera. O Game Boy tornou-se ainda mais vendido como o lançamento da série Pokémon.

Anuncio de projeto desenvolvido pela IBM

1999

A Nintendo anunciou em 1999 que estava desenvolvendo o sucessor do N64, com processadores desenvolvidos pela IBM.

Invenção da Microsoft

2001

Em 2001, um novo competidor entrava no mercado: a gigante do software Microsoft, com o XBOX.Também compatível com DVDs, e com um disco rígido para salvar jogos e músicas, o console possuía poucos jogos exclusivos (como a bastante vendida série Halo), mas geralmente recebia as melhores conversões.A Microsoft alcançou o 2° lugar no mercado, com 25 milhões de unidades. A Nintendo manteve sua "soberana" nos portáteis com o lançamento do Game Boy Advance em 2001.

TecToy fabrica seus sucessos

2003

O grande Marco fora a Gradiente parar de representar a Nintendo em 2003, a TecToy ainda fabrica versões do Master System e do Mega Drive.

Lançamento do Nintendo DS

2004

Em 2004, a Nintendo lançou o Nintendo DS, com inovasões como tela sensível a toque e microfone embutido. No mesmo ano a Sony resolveu investir no mercado dos portáteis, com o PlayStation Portable ( PSP), com a capacidade de rodar filmes e músicas além de jogos.

Competição no Mercado

2005

A sétima geração começou em 2005, com o novo console da Microsoft o Xbox 360. a Nintendo lançou o Wii em 19 de novembro de 2006 nos EUA e dia 2 de dezembro no Japão, e a Sony com seu PlayStation 3, lançado no dia 11 de novembro de 2006 no Japão e 17 de dezembro nos EUA e em Março de 2007 na Europa.

Grande destaque da Nintendo

2006

A Nintendo e a Sony revelam os mais novos consoles que já estavam em teste há alguns anos. Mas quem mais se destacou nesse mundo da Nintendo foi o Wii que foi lançado oficialmente no Brasil através da empresa Lamatel, com sede no Panamá e junto a concorrente Microsoft lança oficialmente o Xbox 360 no país.A sony não vende nenhum de seus produtos oficialmente em território nacional, apesar de que o ps2 ser líder local no segmento na época.

Acessórios para o Xbox360

2009

Nesse ano a Microsoft anuncia que está fazendo testes com o Kinect para o Xbox 360, um sensor de movimento que reconhece os movimentos do jogador sem ter a necessidade de estar com um controle em suas mãos já no final de 2009 foi lançado o ZEEBO criado pela Zeboo Inc., empresa formada pela TecToy e a Qualcomm.

Kinect no Brasil

2011

O tão esperado Kinect foi vendido no Brasil, a maioria dos jogos são produzidos em HD e alguns em especial são desenvolvidos para tv em 3d.

Nintendo lança um game para destruir a concorrência

2012

A Nintendo vem com tudo para derrubar a concorrente lançando o seu mais novo modelo o Nintendo Wii-U fabricado pela própria marca.

História do Celular

Eventos importantes na história do celular

A ideia da criação

1947

Surge a ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem, contudo, as ideias não foram muito além da teoria.

O primeiro Celular

1973

O ex-empregado da Motorola Martin Cooper apresentou ao mundo o primeiro celular, o Motorola DynaTAC, em 3 de abril de 1974 (cerca de um ano após a sua criação). De pé, perto do hotel New York Hilton, ele fixou uma estação base no outro lado da rua.

Motorola DynaTAC, é apresentado ao mundo

1974

O Motorola DynaTAC, é apresentado ao mundo.

A Motorola libera o DynaTAC ao público.

1984

Em 1984, a Motorola liberou o Motorola DynaTAC ao público. Ele continha um teclado numérico de base, um display de uma linha e uma bateria deplorável com apenas uma hora de duração em tempo de conversação e 8 horas em modo de espera. Mesmo assim, era revolucionário para a época, razão pela qual apenas os mais ricos dos ricos podiam se dar ao luxo de comprar um ou pagar para o serviço de voz que custava US$ 50 por mês, não incluindo US$ 0,40/minuto durante o pico e US$ 0,24/minuto em outros horários.
O DynaTAC 8000X tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g, e era capaz de memorizar até 30 números. A tela de LED e a bateria relativamente grande mantinham o seu design meio "encaixotado". Funcionava na rede analógica, ou seja, NMT, tendo sido descontinuado apenas em 1994.

Primeiro telefone de flip

1989

Seis anos após o DynaTAC aparecer, a Motorola deu mais um passo, apresentando o que se tornou a inspiração para o primeiro telefone de flip. Chamado de MicroTAC, este dispositivo analógico introduziu um revolucionário projeto: nele, o dispositivo de captura de voz era dobrado sobre o teclado. Além disso, ele media apenas 9 cm de comprimento e pesava menos de 0,5 kg, tornando-o o mais leve aparelho celular já produzido.

Primeiro Telemóvel com PDA

1993

Em 1993, a IBM e a BellSouth se uniram para lançar o Comunicador Pessoal Simon, o primeiro telemóvel a incluir funcionalidades de PDA. Não só poderia enviar e receber chamadas de voz, mas também servia como um livro de endereços, calculadora, pager e fax. Além disso, ele ofereceu pela primeira vez o touchscreen, que permitia que clientes usassem os dedos ou uma caneta para fazer chamadas e criar notas.

Atualização do flip. O StarTAC

1996

Meia década após o lançamento do MicroTAC, a Motorola lançou uma atualização conhecido como o StarTAC. Inspirado por seu antecessor, o StarTAC se tornou o primeiro telefone flip de verdade. Operou em redes GSM nos Estados Unidos, e incluía o suporte para mensagens de texto SMS, acrescentou funções digitais como uma agenda de contatos e foi o primeiro celular a suportar bateria de lítio. Além disso, o dispositivo pesava apenas 100 g.

A Nokia apareceu em cena com o telefone em barra.

1998

Nokia apareceu em cena em 1998 com o telefone em barra, o Nokia 6160. Pesando apenas 160 gramas, o dispositivo ostentava um display monocromático, antena externa e uma bateria recarregável com um tempo de conversação de 3,3 horas. Por causa de seu preço e facilidade de uso, o Nokia 6160 acabou se tornando dispositivo mais vendido da Nokia da década de 90.

Primeiro BlackBerry, com teclado QWERT

1999

O primeiro dispositivo celular BlackBerry apareceu no final dos anos 90 como um Pager bidirecional. Ele apresentava um teclado QWERTY completo e poderia ser usado para transmitir mensagens SMS, e-mails e páginas. Além disso, ele ofereceu um display de 8 linhas, um calendário e um organizador. Devido a uma falta de interesse em dispositivos móveis de e-mail no momento, o aparelho foi usado tão somente por aqueles indivíduos que trabalhavam na indústria corporativa.

A tecnologia Bluetooth.

2000

O T36 Ericsson introduziu a tecnologia Bluetooth para o mundo celular, permitindo assim aos consumidores a conexão sem fio em seus telefones para seus computadores. O telefone também ofereceu conectividade no mundo inteiro através 900/1800/1900-band GSM, a tecnologia de reconhecimento de voz e Aircalendar, uma ferramenta que permitia ao consumidor receber atualizações em tempo real ao seu calendário ou agenda de contatos.
Com intuito de otimizar o tempo e trazer mais facilidades ao dia a dia, o smartphone se tornou indispensável, pois tornou possível navegar na Internet, ler e editar arquivos de textos, planilhas e acessar seus e-mails rapidamente.
O novo milênio trouxe consigo o surgimento de câmeras integradas, redes 3G/GPRS/EDGE e smartphones, bem como a divulgação final da rede celular analógica em favor do trabalho em rede digital.

Conectividade celular, e câmera integrada.

2002

Em 2002 a Research in Motion (RIM) finalmente deslanchou. O PDA BlackBerry foi o primeiro a apresentar conectividade celular. Operando ao longo de uma rede GSM, o BlackBerry 5810 permitiu aos usuários enviar e-mails, organizar seus dados e preparar memorandos. Infelizmente, faltou nele um alto-falante e um microfone, ou seja, seus usuários eram obrigados a usar um fone de ouvido com um microfone acoplado.
A Sanyo SCP-5300 eliminou a necessidade de comprar uma câmera, pois foi o primeiro aparelho celular a incluir uma câmera integrada com um botão dedicado ao snapshot. Infelizmente, foi limitado a uma resolução de 640×480, zoom digital de 4x e 3 m de alcance. Independente disso, os usuários do telefone podiam tirar fotos em movimento e depois enviá-las para o seu PC utilizando uma suíte de software.

Primeiro telefone ultrafino

2004

Antes do lançamento do Motorola RAZR V3 em 2004, os telefones tendiam a serem grandes e volumosos. O Razr mudou isso com seus ínfimos 14 mm de espessura. O telefone também incluía uma antena interna, um teclado gravado quimicamente e azul de fundo. Era, em essência, o primeiro telefone criado para não só fornecer grande funcionalidade, mas também exalar estilo e elegância.

Aplle iPhone

2007

Quando a Apple entrou no setor de telefonia celular em 2007, tudo mudou. Apple substituiu o teclado convencional por um teclado touchscreen multi-touch que permitia que os clientes se sentissem como se estivessem fisicamente manipulando as ferramentas do celular com os dedos: clicar em links, alongar/encolher fotos e folhear álbuns. Além disso, ele trouxe a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares. Era como se eles pegassem um sistema operacional de um computador e colocassem em um minúsculo telefone.

A tecnologia 4G

2012

Só se passaram dois anos desde a virada da década e a tecnologia de telefonia celular só aumenta. A tecnologia 4G está em ascensão, o iPhone está em sua quinta geração e os smartphones mais tecnológicos podem gravar vídeos FullHD, reproduzir filmes completos e servir como um hotspot móvel para outros dispositivos.

História da Internet e Redes Sociais

A Internet é a maior rede mundial de computadores existente na atualidade, proporcionam a seus usuários comunicação a baixo custo e acesso a fontes inesgotáveis de informação. Dentro da mesma existem as redes sociais.
Hoje em dia a Internet e as redes sociais são uma dos meios de comunicação mais importantes

Surgimento da Internet

1969

A internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos, interligava originalmente laboratórios de pesquisas e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de defesa Norte americano. Era o auge da guerra fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé no caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar. O nome internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

Envio do primeiro E-mail

10/29/1969

Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford ResearchInstitute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".

EUA libera acesso na ARPANET para pesquisadores.

1970

Ná na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET.

Microsoft foi fundada

1975

A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Em 1976 é lançado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M.

Apple Computers INC. foi fundada

1976

Em 1976, na Califórnia, A Apple foi fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers INC.

Microsoft e a IBM assinam acordo - Lançamento do Microsoft Windows 1.0

1985

Em 1985 a Microsoft e a IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operacional, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0 por 99 dólares

A FAPESP e o LNCC conectaram-se (Primeira conexão do Brasil com a Internet)

1987

A FAPESP (Fundações de Pesquisa do Estado de São Paulo) e o LNCC conectaram-se a instituições nos EUA.
Após conseguirem acesso a redes internacionais, essas instituições incentivaram outras entidades do País a usar as redes.
As entidades conectavam-se utilizando recursos próprios e pagando à EMBRATEL as tarifas normais pela utilização de circuitos de comunicação de dados. Esse modelo funcionou por algum tempo e mostrou a necessidade de um projeto adequado para a formaçao de um Backbone nacional.

UFRJ conectou-se à UCLA

1988

A UFRJ conectou-se à UCLA;
Várias universidades e centros de pesquisa conectaram seus equipamentos a uma dessas instituições.

Brasileiro inventa o acesso a internet por ondas de rádio

1988

Em 1998 Um brasileiro inventa o acesso a internet por ondas de rádio; Site do jogador Romário
- O Brasil já possui mais de 1,8 milhões de usuários;
- Um provedor de São Paulo lança o Zipmail, serviço de e-mail gratuito.
- O Tribunal Superior Eleitoral divulga em tempo real o resultados das eleições;

Órgãos do governo e institutos educacionais já usam Internet

1991

No ano de 1991, o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais.

Cientista Tim Berners-Lee, criou a World Wide Web

1992

Em 1992 Cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web (www). Surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a fazer pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos, empresas criam publicidades, etc.

Netscape cria o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure)

1994

Em 1994 A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure ), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.
possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.

Estudantes da USO criam centenas de sites

1994

Ao longo de 1994, um grupo de estudantes da USP criou centenas de páginas Web. Em novembro de 94, estimaram que metade das páginas Web do País estavam na USP (500 Páginas). Os BBSs já ofereciam serviços de e-mail internet e acesso à rede de mensagens.

Criação do site do Jornal do Brasil

1995

Criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Site do Jornal do Brasil

Aparecem sites de musicas e sala de bate papo no Brasil

1996
  • Gilberto Gil lança uma música pela internet.
  • Primeiros sites de empresas; sites do Biquini Cavadão e Barão Vermelho são os primeiros de música a entrar no ar.
  • UOL entra no ar; fundação da MediaLab, uma das primeiras agências digitais do País
  • Nasce a 1º Rede de IRC (bate papo) Brasileira a Brasirc.com.br.

Criação do Google

1997

O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, da Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, porém o nome de domínio "Google" foi registrado em 15 de setembro de 1997 e a empresa foi constituída em 27 de setembro de 1998

Imposto de renda pode ser entregue pela internet.

1997

Em 1997 pela primeira vez o imposto de renda pode ser entregue pela internet; Site do jogador Ronaldo Fenômeno é produzido pela 10'Minutos

No Brasil o número de internautas ultrapassa os 2,5 milhões

1999

1999 - O número de internautas já ultrapassa a marca dos 2,5 milhões. ZipMail é o maior em seu gênero (No Brasil) mais de 2 milhões de usuários inscritos. PSINet compra o provedor paulistano STI e torna-se o terceiro maior do Brasil. Yahoo! Brasil entra em operação. A UOL lança o software de conversação instantânea COMVC, duas horas após, é registrado mais de 5 mil downloads.

Criação do LinkedIn

2003

LinkedIn, fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003. Em 3 de Novembro de 2011, Linkedin possuía mais de 135 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e territórios. O site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, romano, russo, turco e japonês.
O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista de contatos que eles conheçam e em quem confiem em empresas. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões

Criação do Orkut

2004

Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten, o mesmo faz sucesso no Brasil e na India

Criação do Facebook

2004

Facebook foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

Criação do Youtube

2005

O YouTube foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da PayPal.

O domínio "YouTube.com" foi ativado em 15 de fevereiro de 2005 e o site foi desenvolvido nos meses seguintes. Os criadores do site ofereceram uma prévia do site ao público em Maio de 2005, seis meses antes do lançamento oficial.
Em 9 de outubro de 2006, foi anunciado que a companhia seria comprada pelo Google por 1,65 bilhão de dólares em ações e no dia 13 de Novembro se concretizou a compra, na época a segunda maior aquisição do Google.

Criação do Twitter

2006

O Twitter, desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, ganhou popularidade por todo mundo. O Twitter também tem sido utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas,
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados principalmente nos estados de Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00.
Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à Internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs

Criação do Pinterest

2010

Em 2010 Pinterestt foi desenvolvida por Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann, com o foco de ser uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos, o Pinterest ganhou fama por permitir aos usuários uma personalização, conhecida como “quadro de inspirações”, onde o usuário possui a gestão de suas imagens, bem como a possibilidade de divisão entre temas e categorias.

Aparecem sites de compra coletiva

2010

A partir de 2010, aparecem os sites de compras coletivas, os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon

Criação do Instagram

10/10/2010

A empresa desenvolvedora do aplicativo Instagram foi aberta por Kevin Systrom e Mike Krieger, também desenvolvedores do software, sem qualquer capital ou modelo específico de negócios. A empresa não havia recebido financiamentos até fevereiro de 2011, quando anunciou que estaria recebendo U$ 7 milhões em aporte financeiro proveniente de inúmeros investidores, incluindo Benchmark Capital, Jack Dorsey, e D'Angelo Adam. Já em setembro de 2011, a Instagram já tinha conquistado quase dez milhões de usuários, possuindo uma equipe de apenas seis funcionários.