Linha do tempo de todos os tempos

Trabalho desenvolvido pelos alunos da Universidade Metodista, do curso de Economia e Ciências Contábeis. O objetivo deste trabalho é entender a influências de cada movimento social, cultural, político e tecnológico na evolução do marketing.

Main

Guerras

Fatos, movimentos e datas históricas das guerras internacionais

Cruzadas

1095 - 1270

Cruzadas é o nome dado a uma série de guerras efetuadas pelos cristãos da Europa Ocidental com a bênção – e a pedido - dos Papas, com o objetivo de retomar e defender o Santo Sepulcro, em Jerusalém, que estava na posse dos Muçulmanos. Uma cruzada era uma guerra sancionada e apoiada pelo papa romano, dirigida contra todos os inimigos de Cristo.As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente.

Guerra dos cem anos

1337 - 1453

A Guerra dos Cem Anos aconteceu no final da idade media em 1337 e foi um conflito que marcou o processo de formação das monarquias nacionais da França e da Inglaterra que durou 116 anos. No plano político, essa guerra foi motivada pela crise política que tomou conta da França depois da morte de Filipe, O Belo, em 1328. Buscando desfrutar das vantagens econômicas provenientes da unificação das coroas, o rei britânico Eduardo III exigiu o trono francês, pois era neto do falecido monarca francês. Em 1453, a conquista da cidade de Bordeaux obrigou os ingleses a admitir sua derrota, dando fim à Guerra dos Cem Anos. Depois disso, a monarquia francesa ganhou amplos poderes sob a tutela do rei Carlos VII.

Guerras Napoleônicas

1803 - 1815

Napoleão chegou ao poder como 1 °Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.

As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815) e forçaram o imperador francês ao exílio.

Guerra de Canudos

1896 - 1897

A situação do Nordeste brasileiro, nessa época, era muito precária.Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Assim, foi iniciado este conflito civil. Que durou por quase um ano e devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.Pode-se dizer que este acontecimento histórico representou a luta pela libertação dos pobres que viviam na zona rural, e, também, que a resistência mostrada durante todas as batalhas ressaltou o potencial do sertanejo na luta por seus ideais. Euclides da Cunha, em seu livro Os Sertões, eternizou este movimento que evidenciou a importância da luta social na história de nosso país.

Primeira Guerra Mundial

1914 - 1918

No final do século XIX e no começo do século XX a Europa vivia um momento identificado como Belle Époque, por causa da grande modernização que se dava. Entretanto um clima pesado por conta da tardia unificação da Itália e daAlemanha, que entraram na corrida imperialista por colônias, pairava sobre a Europa. A tensão que se cria rompe em 1914 uma guerra com implicações sem precedentes na história da humanidade. A Europa toda é envolvida ou sente as consequências diretamente do conflito, além de territórios espalhados por outros continentes que eram colonizados por países europeus. O conflito coloca um fim no grande desenvolvimento que vinha ocorrendo na Europa e só se encerra em 1918. Após a guerra deu-se o nome para o grandioso conflito de Primeira Guerra Mundial, por causa das implicações que o acontecimento gerou em todos os continentes.

Guerra Civil Espanhola

1936 - 1939

Breve descrição: A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado de um setor do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil teve início após um pronunciamento dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1° de abril de 1939, com a vitória dos militares e a instauração de um regime ditatorial de caráter fascista, liderado pelo general Francisco Franco.

2ª Guerra Mundial

1939

Em 1945, a guerra termina com a vitória dos Aliados, ao passo que a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, e a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para a Guerra Fria.

Guerra Fria

1945 - 1991

"A Guerra Fria foi um conflito que não resultou em confronto armado, foi uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, que transcorreu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e findou em 1991, com o fim da União Soviética. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influências do capitalismo e do socialismo.
O principal ponto da Guerra Fria foi a difusão dos sistemas político-econômicos existentes, de um lado o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos; e do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética. É importante lembrar que os dois eram as duas maiores potências mundiais que constituíam o mundo bipolar. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética aplicou grande esforço para a expansão do socialismo no Leste Europeu, além de países do continente africano e asiático. Tal iniciativa repercutiu como uma ameaça para seu rival, os Estados Unidos. A principal preocupação de ambos estava relacionada à questão da predominância de uma das influências, que poderia significar a hegemonia de uma potência sobre a outra, esse temor elevou ainda mais a rivalidade entre eles. Assim, americanos e soviéticos saíram em busca de aliados para expandir suas respectivas ideologias. O clima de apreensão fez com que as potências em questão saíssem em disparada para o desenvolvimento de inovações bélicas, produzindo um gigantesco arsenal bélico, como armas, mísseis, submarinos e armamentos nucleares capazes de destruir o planeta. Durante a Guerra Fria o mundo conviveu com um constante clima de tensão entre americanos e soviéticos, uma vez que qualquer situação envolvendo os dois países poderia gerar um conflito armado sem precedentes."

Guerra do Vietnã

1959 - 1975

De natureza ideológica, foi o mais polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX. Situado no Vietnã, contou com a determinação das guerrilhas comunistas do Vietnã do Sul (os chamados vietcongues), com o apoio do governo do Vietnã do Norte, para derrotar o governo do Vietnã do Sul.O conflito afetou o Laos, onde o Pather Lao (comunista) derrubou o regime monárquico em 1975, e o Camboja, cujo governo rendeu-se, no mesmo ano, ao grupo comunista do Khmer Vermelho. Nascido da luta do povo vietnamita pela libertação do jugo colonial francês, a chamada guerra da Indochina, o conflito tornou-se, no período de maior intensidade de participação americana, elemento essencial da Guerra Fria. Os Estados Unidos, que tinham apoiado a França na Indochina, acreditavam que a queda do Vietnã do Sul acarretaria a de outros países do Sudeste Asiático. Foi durante a Guerra do Vietnã que se destacou o grupo comunista Viet Minh, fundado pelo líder revolucionário Ho Chi Minh, que, em sua luta pela libertação, contou com apoio político nos dois países, o do Norte, comunista, e o do Sul, pró-ocidental. Os comunistas proclamaram seu propósito de reunificar o país. John Fitzgerald Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, comprometeu-se a ajudar o Vietnã do Sul a manter sua independência. O conflito intensificou-se em 1964, quando dois destróieres dos Estados Unidos foram atacados por lanchas norte-vietnamitas, em águas internacionais do golfo de Tonquim. O presidente Lindon B. Johnson ordenou bombardeios de represália sobre o Vietnã do Norte. A guerra continuou e as perdas humanas geraram um sentimento de repulsa na população norte-americana, que exigia o fim da guerra. Durante a campanha de 1967-1968, o general norte-vietnamita Vo Nguyen Giap iniciou a denominada ofensiva do Tet, de devastador efeito psicológico. Em 1969, o novo presidente, Richard Nixon, anunciou a progressiva retirada das tropas norte-americanas e, em 23 de janeiro de 1973, conseguiu um acordo para o cessar-fogo. Em dezembro de 1974, o Vietcong lançou uma grande ofensiva e, em 30 de abril de 1975, as tropas revolucionárias ocuparam Saigon. O Sul rendeu-se incondicionalmente. Cerca de 2 milhões de vietnamitas e 57 mil norte-americanos morreram no conflito.

Guerra da Bósnia

1992 - 1995

A guerra da Bósnia foi resultado de disputas étnicas e territoriais. Em fevereiro de 1992, a República Socialista da Bósnia e Herzegovina aprovou em plebiscito uma declaração de independência. Oficiais bósnios de origem sérvia, apoiados pelo governo sérvio de Slobodan Milosevic, ordenaram um ataque militar contra a província da Bósnia tendo por objetivo garantir a integridade de seu território. Milhares de bósnios muçulmanos foram assassinados pelas forças sérvias na província, enquanto dezenas de milhares foram obrigados a deixar o país.No começo da guerra, a República da Croácia, que almejava territórios da Bósnia Herzegovina, entrou em guerra contra os bósnios e assinou um acordo de repartição das terras da província com os líderes sérvios. Esse conflito, conhecido como “a guerra dentro da guerra”, foi encerrado em 1994. Seguiu-se a formação da Federação da Bósnia Herzegovina, uma aliança entre bósnios e croatas contra os sérvios e bósnios de origem sérvia.A presença da OTAN e a aliança bósnio-croata enfraqueceu os sérvios e foi essencial para o encerramento do conflito em 1995. No dia 14 de dezembro de 1995, em Paris, foi assinado um acordo geral de Paz.

Crises

Fatos, movimentos e datas históricas das crises econômicas internacionais

Grande Depressão

1929 - 1940

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo

Crise de 1929 (Crash da Bolsa)

1929

Em outubro de 1929, as ações de Wall Street começaram a acumular sucessivas e violentas quedas. Até 1932, as ações no mercado americano perderam 90% de seu valor e um terço da população estava desempregada. Foi a maior crise financeira da história dos EUA e até hoje economistas teorizam a respeito das reais causas da quebra da bolsa. O maior efeito sobre o Brasil foi a queda do preço do café, então um dos principais produtos de exportação do País.

Crise do Petróleo

1973

Com a Guerra do Yom Kippur, a Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo decide cancelar a exportação de petróleo para países que apoiaram Israel no conflito com o Egito e a Síria. Como resultado, os preços do produto disparam e atingem a casa dos US$ 12 em 1974, quatro vezes maior do que no ano anterior. Para o Brasil, o efeito mais notável foi a desaceleração do crescimento iniciado com o chamado 'milagre econômico': de 9% para 4,6% em 1978.

Crise da Ásia

1997

Em 1997, um rápido processo de fuga de capitais e desvalorização cambial entre os chamados Tigres Asiáticos - Tailândia, Malásia, Coréia do Sul, Hong Kong, Indonésia e Filipinas - espalha medo nos mercados internacionais, em grande parte pela surpresa de ver mercados supostamente sólidos e confiáveis sucumbirem a uma crise financeira. O mercado dos emergentes foi afetado pela primeira vez, mas o Brasil conseguiu passar.

Crise da Rússia

1998 - 2000

Com a crise asiática, o preço dos commodities caiu em todo mundo e a Rússia, cuja economia depende largamente da exportação de commodities como gás natural e petróleo, declarou calote de sua dívida externa privada de curto prazo. A manobra acendeu a luz de alerta entre os investidores, que passaram a evitar mercados emergentes. Após ter passado quase sem sentir os efeitos da crise da Ásia, o Brasil foi afetado, enfrentando forte fuga de dólares. O governo reagiu elevando a taxa de juros, que chegou ao pico de 45% no início de 1999, e desvalorizando o Real, que até então mantinha a paridade com o dólar.

Revoluções

Fatos, movimentos e datas históricas das grandes revoluções

Revolução Francesa

1789 - 1799

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

Revolução Cubana

1959

Movimento popular e guerrilheiro que levou à derrubada do ditador Fulgêncio Batista, liderado por Fidel Castro e combatentes como Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Inspirou outros grupos militantes no continente e no mundo.

Política

Fatos, movimentos e datas históricas da política nacional e internacional

A Primeira Internacional Socialista

09/28/1864

Nos primeiros anos da década de 1860, acontecimentos espetaculares ocorridos no cenário internacional fizeram com que lideranças sindicais e ativistas socialistas começassem a pensar em fundar uma organização que reunisse os sentimentos universais a favor da luta dos trabalhadores e das nações oprimidas. O resultado disso foi a criação da Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores em Londres, no ano de 1864.

Doutrina Truman

03/12/1947

Harry S. Truman, então presidente estadunidense, pronunciava, em 12 de março de 1947, o compromisso de “defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista”. Resumidamente, a Doutrina Truman tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.

Cuba Socialista

1961

Um dia após os atentados cometidos por mercenários cubanos a serviço dos EUA contra três dos aeroportos da ilha, em 16 de abril de 1961, Fidel Castro homenageia os mortos e declara o caráter socialista da revolução. Em seguida, vem a Invasão da Baía dos Porcos.

O movimento das Pessoas com Deficiência

1970

Organizações de pessoas com deficiência, antes restritas à caridade e a políticas de assistência, em direção às conquistas no universo da política e da luta por seus direitos. Esse processo de associações criou o ambiente para a formalização da consciência que resultaria no „movimento político das pessoas com deficiência‟ no final da década de 1970. Nessa época, surgiram as primeiras organizações compostas e dirigidas por pessoas com deficiência contrapondo-se às associações que prestavam serviços a este público. Esta dicotomia, que mais adiante será abordada neste capítulo, permanece como modelo até os dias atuais. As primeiras organizações associativistas de pessoas com deficiência não tinham sede própria, estatuto ou qualquer outro elemento formal. Eram iniciativas que visavam o auxílio mútuo e não possuíam objetivo político definido, mas criaram espaços de convivência entre os pares, onde as dificuldades comuns poderiam ser reconhecidas e debatidas. Essa aproximação desencadeou um processo da ação política em prol de seus direitos humanos. No final dos anos 1970, o movimento ganhou visibilidade, e, a partir daí, as pessoas com deficiência tornaram-se ativos agentes políticos na busca por transformação da sociedade. O desejo de serem protagonistas políticos motivou uma mobilização nacional. Essa história alimentou-se da conjuntura da época: o regime militar, o processo de redemocratização brasileira e a promulgação, pela ONU, em 1981, do Ano Internacional das Pessoas Deficientes
(AIPD).

Sem Lastro

1971

De acordo com o sistema Bretton Woods (1944), cada país teria de manter a taxa de câmbio de suas moedas com um valor indexado ao dólar, que por sua vez, estaria atrelado ao ouro. Em 1971, o então presidente estadunidense Richard Nixon decide acabar com lastro na economia mundial a fim de aumentar a competitividade econômica de seu país.

Ano Internacional das Pessoas Deficientes

1981

Promulgação do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD) pela ONU.

Impeachment do presidente Collor

02/10/1992

A quase 20 anos o Brasil assistiu à abertura do primeiro processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, aprovado por 441 votos na Câmara dos Deputados. Collor foi o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o regime militar. As primeiras denúncias contra Collor surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e diziam respeito a um esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias – conhecido como PC Farias. As denúncias, intensamente divulgadas pela imprensa, culminaram com a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito, a CPI do PC.

Tecnologia

Fatos, movimentos e datas históricas das tecnologias que mudaram sua época

História da televisão no brasil

1950

A televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateanbrit que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV tupi em São Paulo e em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a Tv tupi no rio. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na Cultura popular moderna da sociedade Brasil. Em 1955 é inaugurada a Tv rio, aliando-se à Tv record, inaugurada em 1953, às Emissoras Unidas.

Indústria dos Vídeo-games

1958

Em 1918 surgiu a primeira projeção gráfica. Em 1952 surge o projeto do primeiro computador para jogos e em apenas 1958 surgiu o primeiro jogo computacional para o videogame, criado no Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory. O programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio.A indústria de video-games e jogos eletrônicos é referente ao setor criativo de planejamento e produção de consoles, suportes e jogos eletrônicos. No caso dos jogos, os mesmos podem ser adquiridos por meio de DVD, download pago ou gratuito na internet e ainda via bluetooh entre computadores e celulares. Os games atravessaram uma verdadeira revolução nas últimas três décadas e hoje são peças-chave no desenvolvimento econômico.

Fundação da Apple

04/01/1976

Steve Jobs e Steve Wozniak levantam 1.750 dólares e constroem seu primeiro computador de mesa comercial, o Apple I.
A empresa nasceu na garagem da casa de Steve Jobs e em 1977 nasceu Apple Computer Inc, que foi nome da empresa durante 30 anos.

Televisão e Cinema

Fatos, movimentos e datas históricas no Cinema e na Televisão

Primeira Exibição do Cinema

1895

Os irmãos Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, eles realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham quinze metros de comprimento. Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo.

Primeira exibição do Cinema no Brasil

1896

A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu no Rio de Janeiro. Numa sala alugada, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, com interrupções entre eles e retratando apenas cenas pitorescas do cotidiano de cidades da Europa. Um ano depois, já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris".

A era som no cinema

1926

Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até que em 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do cinema tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado .A partir desse momento o cinema passou por um processo de evolução até chegar aos dias atuais.

A televisão chega ao Brasil

1950

Em setembro de 1950 é inaugurada em São Paulo a TV Tupi, o primeiro canal de televisão do País. A transmissão era feita com poucos equipamentos, suficientes para manter a estação no ar. A maior parte dos profissionais trabalhava de acordo com os conhecimentos que haviam adquirido no rádio, cinema ou teatro.

Primeira novela brasileira exibida em cores

01/24/1973

A Rede Globo produziu sua primeira telenovela colorida: "O Bem-Amado", que foi veiculada no período de 24 de janeiro a 8 de outubro. Essa novela foi responsável pela consolidação do horário das 22 horas para este gênero de programa.

Ciências

Fatos, movimentos e datas históricas no mundo científico

Corrida Espacial

1957 - 1975

O desenvolvimento das ciências astronômicas se transformou em um dos mais agitados campos da disputa da Guerra Fria. O lançamento de satélites e a exploração dos astros eram sinônimos de descobertas científicas. Os soviéticos realizaram, em 4 de outubro de 1957, o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik I.

Bóson de Higgs

1964 - 2012

O Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) anunciou em 4 de julho ter descoberto o Bosón de Higgs, uma partícula formulada pelo físico Peter Higgs em 1964, feito considerado pela revista Science o maior avanço científico de 2012. A "partícula de Deus", como ficou conhecida a tão procurada partícula, explica o mistério da massa e também abre caminho para novas pesquisas sobre o cosmos.

Veículo-robô pousa em Marte

2012

Engenheiros da Nasa fizeram o veículo-robô Curiosity, de 3,3 toneladas, pousar em Marte, usando um sistema de pouso inovador que fez pender o veículo, com as rodas para fora, usando três cabos. 'O pouso sem falhas reassegurou seus desenvolvedores de que a Nasa poderá, algum dia, levar uma segunda missão para apanhar amostras coletadas e trazê-las de volta à Terra', reportou a Science.Objetivos da missão: avaliar o potencial de Marte para abrigar vida no presente e no passado; descrever a geologia e analisar a composição da superfície; investigar o papel da água na evolução do planeta e determinar o estado atual do ciclo da água em Marte; detectar o nível de radiação na superfície.

Religião

Fatos, movimentos e datas históricas das diversas religiões

Congregação Cristã no Brasil

1910

História e doutrina: Fundada no Brasil por Luigi Francescon, um protestante italiano. No início, cresceu dentro da comunidade de imigrantes italianos do país, para, a partir da década de 1930, se expandir para o resto do Brasil. A exemplo da Assembléia de Deus, centra suas crenças nas virtudes do Espírito Santo, sem dar valor a outras figuras consagradas historicamente pelo cristianismo, como Maria ou os santos. Um de seus rituais mais conhecidos é o batismo de imersão em água corrente. Fiéis no Brasil: 1.891.000, Templos: 4.700, Número médio de fiéis que frequentam cada templo: 403

Cristianismo

1

A doutrina do cristianismo baseia-se na crença de que todo o ser humano é eterno, a exemplo de Cristo, que ressuscitou após sua morte. A fé cristã ensina que a vida presente é uma caminhada e que a morte é uma passagem para uma vida eterna e feliz para todos os que seguirem os ensinamentos de Cristo.Os ensinamentos estão contidos exclusivamente na Bíblia, dividida entre o Antigo e o Novo Testamento."Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. Essa é a verdadeira religião."

Música

Fatos, movimentos e datas históricas na música internacional

Carnaval No Brasil

1701

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.Região Nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.

Rock and Roll

1940

O rock and roll é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música country, blues, R&B e música gospel, rapidamente se espalhou para o resto do mundo. O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra. Muito além de ser simplesmente um gênero musical como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.

Surgimento do Beatles

1956 - 1970

The Beatles foi uma banda de rock, formada na cidade de Liverpool (Inglaterra), em 1956. Faziam parte deste grupo os seguintes músicos: John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista). O nome inicial da banda era Silver Beetles, fazendo uma referência a besouros. Porém, por sugestão de John Lennon, a banda passou a se chamar The Beatles, pois a palavra inglesa "beat" significa rítmo ou batida.A banda começou a entrar em crise, em função de divergências empresariais, no final dos anos 60, terminando em 1970. John Lennon seguiu carreira solo, com participação de sua esposa Yoko Ono. Porém, em dezembro de 1980, foi assassinado por um fã, ao entrar em seu prédio na cidade de Nova Iorque. Morria um dos maiores músicos de todos os tempos.

Bossa nova

1958

Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes.A Bossa Nova foi consagrada internacionalmente no ano de 1962, em um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual participaram Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros artistas.

Tropicalismo

1967 - 1968

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus principais representantes foram Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações de Gal Costa, Tom Zé, da banda Os Mutantes, entre outros.Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda.O movimento, libertário por excelência, durou pouco mais de um ano e acabou reprimido pelo governo militar. Seu fim começou com a prisão de Gil e Caetano, em dezembro de 1968. A cultura do País, porém, já estava marcada para sempre pela descoberta da modernidade e dos trópicos.

Festival Woodstock

08/15/1969 - 08/17/1969

O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 60 e começo de 70, Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.

Rock in Rio.

1985

O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local foi um terreno de 250 mil metros quadrados que fica no Rio Centro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento. A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais.O sucesso foi tão intenso que a história deste festival foi relatada em um livro " Rock in Rio - A história do maior festival de música do mundo - Luiz Felipe Carneiro ".

Lollapalooza

1991

Tudo começou quando Perry Farrell iniciou os planos para a despedida dos palcos de sua banda, Jane's Addiction. Porém a ideia logo se tornou em um imenso roadshow que levaria música, cultura e arte para os fãs de todo o continente norte-americano, com ideia inicial de ser itinerante, mas com lugar fixo nos exuberantes gramados do Grant Park, em Chicago, EUA, desde 2005, anualmente. Já em 2011, o festival se extendeu para a América do Sul, iniciando no Chile, e posteriormente em 2012 no Brasil, no Jockey Club em São Paulo. A estrutura do Lolla é composta de vários palcos em um enorme espaço, reunindo uma diversidade de artistas de gêneros como hip-hop, eletrônica, reggae, indie, rock, modern roots, entre outros, seguindo uma linha sustentável.

Festival Tomorrowland

2005

O Tomorrowland é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo,o festival é realizado na cidade de Boom, na Bélgica, em uma área verde destinada para eventos chamada De Schorre. Por ficar localizada em uma área aonde a natureza é valorizada, a consciência ambiental dos organizadores da festa é muito grande e em todos os lugares é possível encontrar uma lixeira, o que contribui para que o evento tenha o menor impacto ambiental possível para a região.Rodeado por uma decoração de conto de fadas, o festival Tomorrowland oferece uma variedade de sub-gêneros dentro da música eletrônica,também possui uma área de camping chamada de Dreamville, onde milhares de pessoas de todo o mundo ficam alojadas.Desde 2005, o festival tem sido realizado a cada verão no Boom, Bélgica e recebeu performances de DJs internacionais,inovando a cada ano na sua decoração, transformando um festival de música eletrônica em um evento único, onde os participantes são levados a um universo mágico. A temática do festival funciona como se uma história de um livro de fantasia estivesse sendo contada e os espectadores participassem dessa história ao vivo.

Moda

Fatos, movimentos e datas históricas na moda internacional

O primeiro grande ícone de moda

1601

Foi Luís XIV (o rei sol) , devido a sua vaidade excessiva, e através dele a França tornou-se o grande cenário ditador da moda, que no começo era instituída pelos nobres, os alfaiates apenas obedeciam a seus desejos. Porém após a segunda metade do século XIX a Alta Costura surgiu através do inglês Charles Frederic Worth, A partir daí a roupa passou a ser assinada pelo seu criador e ganhou nova dignidade. Depois disso vieram o sistema prêt-à-porter, o surgimento dos grandes magazines, sempre atendendo as necessidades da sociedade de acordo com suas modificações, e assim tem sido até os dias atuais.

Invenção do Óculos Escuros

1700

O primeiro par de óculos de lentes escuras e com armação, foi inventado na Alemanha, em meados do século XIII, porém era algo pesado e desconfortável.No século seguinte, os franceses resolveram dar aos óculos um novo design que fosse confortável e mais leve, mas ainda não havia duas hastes, e o nome dado foi "pince-nez", pinça de nariz. E só no século XVII, surgiu o modelo com duas hastes, feito somente com lentes verdes, mas foi se aperfeiçoando, e na metade do século XX, mais ou menos por volta da década de 60, o cristal pesado foi substituído por acrílico e policarbonato.

Invenção da calça Jeans

1853

Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia, mas, o jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. O nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado por apenas "denim". Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de "genes" pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de "jeans".

O Fim do Espartilho

1900

As feministas decretam o fim do espartilho. A guerra e a urbanização pedem roupas mais práticas e de volume menor: saias no tornozelo e botas de cano alto

Invenção do tomara-que-caia

1946

Surgiu quando o figurinista Jean Louis criou um modelo de cetim para a atriz Rita Hayworth usar no filme Gilda. Nos anos 1950, o estilista Balenciaga fez esse decote com corpo justo e saia rodada, que é copiado até hoje.

O primeiro biquíni

1946

Em 6 de julho de 1946, a dançarina Micheline Bernardini desfilou em Paris a peça que revolucionou o guarda-roupa de banho. O biquíni criado por Louis Réard era em algodão, com estampa reproduzindo um jornal.

“New Look” coleção de Christian Dior

1947

Após os tempos de terror na Europa pós-guerra, o New Look surge como uma explosão de otimismo e esperança. Fazendo assim, ressurgir a indústria da alta-costura, colocando Paris de volta no roteiro da moda.Christian Dior(1905-1957) acreditava que as pessoas estavam preparadas para abraçar um estilo moderno, luxuoso e otimista, devolvendo a feminilidade a mulher. O caimento suave dos ombros, a cintura marcada e o volume elegante da saia até o tornozelo “caiu como uma luva” no clima da época.

Moda Hippie

1960 - 1970

"Transmitiam a paz e amor através de cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontração e bom humor.
Os hippies, mesmo sem querer, ditaram moda. Regras caíram por terra, a liberdade de vestir, de ser e de pensar era a lei. Cada um se vestia do jeito que mais gostava. O jeans toma conta das ruas, eram peças universais, unisex. Ídolos como Janis Joplin ou Jimmi Hendrix agregavam ao guarda-roupa peças nostálgicas dos anos 20 e 30, que viravam manias entre os fãs."

Invenção dos Esmaltes

3500

Apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito ,por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas.Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano .No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.

A história do cinto

30000

Os cintos podem ser confeccionados em diversos materiais, como couro, tecido, elástico, lona, correntes, metais, entre outros. Inicialmente, o cinto era utilizado com uma única função, segurar as calças na cintura.Em seguida, surge uma segunda função para o cinto, complementar a composição, decorando-a.

Esporte

Fatos, movimentos, recordes e datas históricas do esporte mundial

A primeira Copa do Mundo de Futebol

07/13/1930 - 07/30/1930

A primeira Copa do Mundo ocorreu em 1930 e foi sediada pelo Uruguai, país ícone do futebol na época. Bastante diferente dos moldes atuais da Copa do Mundo, que conta com 32 participantes, participaram desse primeiro torneio apenas 13 seleções: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Romênia.
Curiosidade: enquanto a Copa da África, em 2010, utilizou 10 estádios para viabilizar o campeonato, a primeira edição uruguaia respondeu às expectativas com apenas 3 estádios, todos em Montevidéu, capital do Uruguai.
Outra curiosidade: Quando a Federação Internacional de Futebol – FIFA – estabeleceu o Uruguai como sede da competição e firmou a data limite para inscrição das seleções, apenas haviam inscritos do continente americano. Apenas quatro países europeus decidiram participar.

Palmeiras vencedor da Taça Libertadores da América

06/16/1999

Dia 16/06/1999, uma data histórica e muito bem lembrada por torcedores do Palmeiras. O time comemorava a sua primeira Taça Libertadores da América.
O Palmeiras se consagrou campeão após derrotar, no tempo normal (2 a 1) e nos pênaltis (4 a 3), o Deportivo Cali, da Colômbia, em partida decisiva realizada no Estádio Palestra Itália, na cidade de São Paulo. Isso ficou pra história do futebol e do clube, pois acabava de ganhar um ídolo Chamado Marcos (São Marcos) que havia eliminado a equipe do Corinthians na semifinal, defendendo o último penalti do craque Marcelinho Carióca. Isso é Palmeiras!

Crise Política na Síria

03/2011

As manifestações contra o governo começaram quando um grupo de pessoas se uniu para pedir a libertação de 14 estudantes que haviam sido presos e supostamente torturados por terem escrito no mural do colégio o conhecido slogan dos levantes revolucionários na Tunísia e no Egito: "As pessoas querem a queda do regime". O protesto reivindicava maior liberdade e democracia na Síria, mas não a renúncia do presidente Bashar al-Assad. A manifestação, pacífica, logo se tornou um caos, resultando na morte de mais de 9 mil pessoas.

Gabriel Medina acerta seu primeiro backflip!

11/12/2012

Foi numa segunda-feira (12/11/2012) que Gabriel Medina acertou seu primeiro backflip, para delírio da galera que acompanhava tudo da areia. O garoto inspirou-se no havaiano Flynn Novak, que costuma acertar a manobra com frequência. Na ocasião rolou uma aposta entre os brasileiros que estavam na praia para acertar o número de tentativas que Medina precisava para completar a manobra.
O talento de São Sebastião (SP) usou um banco de areia na praia Off-The-Wall (Hawaii) e o vento contra para decolar e completar a manobra pela primeira vez.

Desastres Naturais

Principais desastres naturais que ocorrem na Terra

Terremoto Haiti

2010

O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro a cerca de 25 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe, e foi registrado às 16h 53min 10s do horário local (21h 53min 10s UTC), na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw [2] e ocorreu a uma profundidade de 13 km (8,1 mi). O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw.[3] O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo;[4] o Ministro do Interior Haitiano Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.