Cronologia do Cristianismo

Linha do Tempo que narra a História Cronológica do Cristianismo de forma imparcial e seguindo bibliografias com fontes Protestantes, Católicas e Laicas. Para ler as biografias e os relatos históricos mencionados aqui, acessem: http://vandercilucas76.wordpress.com ou http://www.wikipedia.org seguindo os links disponibilizados em cada item da cronologia.

Fatos Históricos

Platão

Approx. 0427 bc - Approx. 0347 bc

Aristóteles

Approx. 0384 bc - Approx. 0322 bc

Epicuro

Approx. 0342 bc - Approx. 0270 bc

Zenão

Approx. 0284 bc

Antíoco Epifânio

Approx. 0175 bc - Approx. 0164 bc

Revolta dos Macabeus

0167 bc - 0165 bc

Judas Macabeu reconquista Jerusalém

0165 bc

Judas Macabeu reconquista Jerusalém, purifica o Templo e institui a festa das Luzes

Judas Macabeu é escolhido rei e suma sacerdote

0163 bc

Judas Macabeu é morto

0160 bc

João Hircano

0135 bc - 0105 bc

Sua linhagem dá origem aos Saduceus

Roma conquista Jerusalém

0063 bc

Herodes (rei vassalo)

0037 bc - 0004 bc

Erigido em Pégamo, templo à Augusto

0029 bc

Período de Augusto como Imperador Romano

0027 bc - 14 AD

Vida e Ministério de Jesus de Nazaré (o Cristo)

Approx. 0004 bc - Approx. 0030 AD

Período de Nero como Imperador de Roma

54 AD - 68 AD

Queda de Jerusalém

70 AD

Jerusalém é devastada pelo império Romano. Os cristãos de Jerusalém são dispersos pelo mundo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Domiciano como Imperador de Roma

81 AD - 96 AD

Período de Marco Aurélio como Imperador de Roma

161 AD - 180 AD

Os Visigodos invadem Roma

376 AD

Os Vândalos invadem Roma

406

Os Francos invadem Roma

420 AD

Os Anglo-Saxões invadem Roma

440 AD

Os Hunos invadem Roma

450

Queda do Império Romano

476 AD

Primeira Bíblia impressa - A Bíblia de Gutenberg

1450

A primeira Bíblia foi impressa e é conhecida como a “Bíblia de Gutenberg”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Queda de Constantinopla

1453

Henrique VIII

1491 - 1547

Henrique VIII

Carlos V

1500 - 1558

Carlos V da Espanha

Henrique VII torna-se Rei

1509

Henrique VIII torna-se rei

Carlos V é coroado rei da Espanha

1516

Maria I, irmã mais velha de Eduardo VI

1516 - 1558

Carlos V é eleito Imperador Habsburgo

1519

Catarina de Médici

1519 - 1589

Carlos V fracassa em impor ortodoxia religiosa ao império

1530

Elisabeth I

1533 - 1603

Ruptura de Henrique VIII da Inglaterra com Roma

1534

Ruptura de Henrique VIII da Inglaterra com Roma, supressão dos monastérios e concessão de permissão para os padres se casarem.

Eduardo VI da Inglaterra

1537 - 1553

Eduardo VI assume o trono da Inglaterra

1547

Eduardo VI assume o trono na Inglaterra e demonstra forte tendência calvinista.

Maria I assume o trono da inglaterra, que volta ao Catolicismo

1553

Maria I, irmã mais velha de Eduardo VI , assume o trono da Inglaterra após a morte do irmão e pretende o retorno da Inglaterra ao Catolicismo.

Elizabeth assume o trono da Inglaterra e restaura o anglicanismo

1558

Elizabeth assume o trono da Inglaterra e tenta restaurar o anglicanismo de seu pai, Henrique VIII, o que significava evitar os extremos puritano (Eduardo VI) e católico (Maria I).

Primeiro édito de tolerância é editado.

1560

Período de Regência de Catarina de Médici

1560 - 1574

Colóquio de Poissy

sep 1561 - nov 1561

Colóquio de Poissy, mas fracassa a tentativa de restaurar a unidade entre huguenotes e católicos na França.

Primeira Guerra Civil Religiosa na França.

1562

Catarina de Médici assina a Paz de Amboise

mar 1563

Catarina de Médicis tenta por fim à guerra civil francesa com a assinatura da Paz de Amboise, que concede certo grau de tolerância para os huguenotes.

Publicação do Édito de Nantes

1598

Publicação do Édito de Nantes.

Fim da Guerra dos Trinta Anos

1648

Revogação do Édito de Nantes

1685

Revogação do Édito de Nantes.

Manuscritos do Mar Morto - Qunram

1950

A mais antiga cópia conhecida do Novo Testamento é descoberta no Egito. Manuscritos das cavernas de Qunram. Fonte: Revista Defesa da Fé

Os 6 períodos Gerais da História da Igreja

Nascimento de Jesus Cristo

04 bc

Nascimento de Jesus Cristo, em Belém de Judéia.

Período da Igreja Apostólica

30 AD - 100 AD

Este período é subdividido em: Período Pentecostal, Expansão da Igreja, A Igreja entre os gentios e A era sombria. Essas subdivisões não são definidas por datas exatas, muito pelo contrário, por muitas vezes elas se sobrepõem umas às outras, e correm paralelamente num mesmo intervalo de tempo.

Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo

30 AD

Pregação e Martírio de Estêvão

35 AD

Após o martírio de Estêvão, muitos dos Apóstolos furgiram de Jerusalém e começaram a pregar em outras partes do mundo. Filipe, Pedro e João fizeram muitas conversões em Samaria, uns oitenta quilômetros ao norte de Jerusalém, região que era vedada aos judeus "observantes". Também a planície litorânea da Judéia foi visitada por Pedro e Filipe, que chegaram a pregar num porto tão longínquo quanto a estratégica capital provincial de Cesaréia Marítima, ao norte. Filipe até encontrou numa estrada, e trouxe à nova fé, um oficial da corte da Etiópia - o qual, podemos supor, levou consigo à África suas novas crenças.
Fonte: Cristãos, uma história ilustrada; Tim Dowley; pág. 11.

Concílio de Jerusalém

48 AD

Martírio do Apóstolo Paulo

64 AD

Ano provável da morte do Apóstolo Paulo, quando da grande perseguição aos cristãos instigada pelo imperador Nero depois do incêndio de Roma.
Fonte: Cristãos, uma história ilustrada; Tim Dowley, pág. 13. E demais fontes.

Primeira perseguição aos Cristãos

64 AD

Nero coloca fogo em Roma, a após ser acusado de tal loucura, culpa os cristãos afim de fugir do foco da ira do povo. Desencadeando assim a primeira onda de perseguição aos cristãos.

Martírio do Apóstolo Pedro

68 AD

Segunda perseguição imperial (Agora sob Domiciano)

90 AD

Perseguição sob Trajano, até Antonio Pio

98 AD - 161 AD

O Crescimento da Igreja nos primeiros tempos

99 AD

No fianl do século I, a Igreja já estava disseminada por todo o mundo mediterrâneo. A Ásia Menor - a moderna Anatólia, parte ocidental da Turqia-, com sua grande população judaica sedentária, foi a região em que o crescimento inicial foi maior, à medida que os judeus helenistas se convertiam ao cristianismo (Quando usamos a palavra "igreja" em relação a esse primeiro período, não nos referimos a um edifício eclesiástico qualquer, mas a uma comunidade local de fiéis cristãos. Como veremos, os edifícios de culto só surgirão depois, quando a religião cristã for legalizado no Império). No Apocalipse de João, "sete igrejas", todas elas localizadas na região ocidental da Ásia Menor... Também havia importantes comunidades cristãs na Itália - na própria Roma, no porto de Puteoli e ao redor da baía de Nápoles. Os nomes das cidades nos são dados a conhecer não só pelo texto do Novo Testamento, mas também por cartas da época. O escritor cristão Inácio de Antioquia nos fala das igrejas da Magnésia e de Trales, e outros autores relatam a presença de cristãos em Alexandria do Egito, onde morava Apolo, outro dos ajudantes de Paulo.
Uma das igrejas mais importantes localizadas fora do Império romano era a de Edessa (a moderna Urfa), capital do pequeno reino de Osroene, no norte da Síria (segundo a lenda, esta cidade foi evangelizada pelo Apóstolo Tadeu)... o mais importante é que esta era uma cidade comercial situada na rota das caravanas que se dirigiam à Pérsia e ao Oriente. Inevitavelmente, a fé cristã também enveredou por esta rota oriental e chegou pelo menos à Pérsia, que, nessa época, era governada pelos partos. Sabemos que o cristianismo estava plenamente estabelecido na Pérsia no fianl do século II.
Fonte: Cristãos, uma história ilustrada; Tim Dowley, pág. 14 e 15.

Período da Igreja Perseguida

100 AD - 313 AD

Este período pode ser subdividido para efeito de estudo em: As Perseguições Imperiais, A formação do Cânon do Novo Testamento, Desenvolvimento da Organização Eclesiástica, Desenvolvimento da Doutrina, O aparecimento de Seitas e Heresias e a condição da Igreja. (mas note-se que, assim como no primeiro período geral, as subdivisões deste período não seguem um ordem exatamente cronológica, por exemplo: está listado neste período o aparecimento de heresias, pois foi neste tempo em que elas mais floreceram, mas já no primeiro século já havia manifestação da heresia gnóstica, motivo pelo qual o apóstolo João escreveu seu Evangelho iniciando com a apresentação de Jesus como Deus, e não como homem, conforme Lucas apresenta em seu Evangelho)

Martírio de Clemente de Roma

100 AD

Morte do Apóstolo João

100 AD

Os Pais da Igreja

110 AD

Os pais da Igreja se tornam pessoas importantes na defesa da fé e na propagação do evangelho. Fonte: Revista Defesa da Fé

Martírio de Policarpo, bispo de Esmirna

155 AD

Policarpo (discípulo direto do Apóstolo João) era bispo de Esmirna (a moderna Izmir, na Turquia) e foi um grande líder cristão na Ásia Menor durante o reinado do imperador Antonino Pio. Por volta de 155 AD, foi preso e levado à presença do pró-consul no estádio local:

"Assim [Policarpo] foi levado à presença do pró-consul, que lhe perguntou se era ele o acusado. Respondeu que sim, e o pró-consul procurou persuadi-lo, dizendo: "Tem respeito pela tua idade", e assim por diante, da maneira costumeira: "Jura pelo gênio de César; arrepende-te; diz 'Fora com os ateus!'"

[Os romanos consideravam os cristãos ateus por não adorarem as divindades romanas.]

"Então, Policarpo voltou seu rosto sério para a turba de pagãos sem lei reunidos no estádio e, fazendo um gesto largo com a mão, disse: 'Fora com os ateus!'
O Pró-consul insistiu, e disse: 'Jura, e te libertarei; renega a Cristo'
E Policarpo disse: 'Por oitenta e seis anos o servi, e ele não me fez mal algum; como então posso blasfemar do Rei que me salvou?"

Policarpo resistiu a todas as pressões para megar sua fé e seu Senhor e, por fim, foi queimado vivo no estádio de Esmirna. Dizem os relatos que seu corpo exalou forte aroma de incenso quando foi queimado.

Fonte: Cristãos, uma história ilustrada; Tim Dowley, pág. 15.

Surge o termo "Igreja Católica"

156 AD

156 d.C. – Surge o termo “Igreja Católica”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Marcion e o Gnosticismo

160 AD

Márcion tenta introduzir o gnosticismo, considerado, posteriormente, um movimento herético. Fonte: Revista Defesa da Fé

Perseguição sob Marco Aurélio

161 AD - 180 AD

Martírio de Justino Mártir

165 AD

Nascimento de Sabélio, herege que negava a Trindade

180

Nascimento de Sabélio, um dos expoentes da heresia modalista que negava a Trindade e ensinava as várias manifestações de Deus. Fonte: Revista Defesa da Fé

Perseguição sob Septímio Severo

193 AD - 211 AD

Ensinamento de Pedro ter sido o primeiro Papa

218

Surge o ensinamento de Pedro ter sido o primeiro Papa. Fonte: Revista Defesa da Fé

Perseguição sob Décio

249 AD - 251 AD

Perseguição sob Valeriano

253 AD - 260 AD

Perseguição sob Diocleciano

284 AD - 305 AD

Perseguição sob Galério

305 - 311

Início da adoração do "Santos"

312

Início da adoração aos santos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Edito de Constantino

313 AD

O Imperador Constantino concede liberdade religiosa; Eusébio consegue a permissão do imperador para confeccionar 50 bíblias. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período da Igreja Imperial

313 AD - 476 AD

Este período pode ser subdividido para fins de estudo em: A vitória do Cristianismo, Fundação de Constantinopla, Divisão do Império, Supressão do paganismo, Controvérsias e Concílios, Nascimento no Monacato, Desenvolvimento do poder na Igreja Romana, A Queda do Império Romano Ocidental, Dirigentes do Período.

Concílio de Nicéia

325

Concílio de Nicéia: primeiro encontro ecumênico do cristianismo. Condenou o arianismo e promulgou o credo conhecido como Símbolo de Nicéia. Fonte: Revista Defesa da Fé

Mesrop Mashtots

360 AD - 440 AD

Mesrop Mashtots, monge e teólogo armênio, cria um alfabeto armênio e faz a primeira tradução da Bíblia para uma língua popular (lembrando que, no início do século IV, em decorrência da pregação de Gregório o Iluminador, e rei Tirídates declarou que o Cristianismo seria a religião oficial da Armênia (primeiro país no mundo a adotar o Cristianismo como religião de Estado)).

Período da Igreja Medieval

476 AD - 1453 AD

Neste período podem ser identificados os seguintes sub-períodos para fins de estudo: O progresso do poder Papal, Crescimento do poder Maometano, O Sacro Império Romano, A separação das Igrejas Latina e Grega, As Cruzadas, Desenvolvimento da vida monástica, Arte e literatura medievais, Início da Reforma Religiosa, A queda de Constantinopla, Eruditos e Dirigentes.

Período da Reforma Protestante

1453 - 1648

Para fins de estudo, este período é subdividido em: Influencias anteriores, A Reforma na Alemanha, A Reforma em outros países, Princípios da Reforma, A Contra-Reforma, Dirigentes do Período.

Período da Igreja Moderna

1648 - 1970

Este período pode ser subdividido em: O Movimento Puritano, O Avivamento Wesleyano, O Movimento Racionalista, O Movimento Anglo-Católico, O Movimento Missionário Moderno, Dirigentes do Período, As Igrejas Cristãs nos Estados Unidos, As Igrejas no Canadá, O Evangelho na América Latina, O Movimento Pentecostal no Brasil e em Portugal.

Catolicismo

O período considerado da Igreja Católica, inicia-se quando da publicação do Edito de Constantino, pois à partir daí efetivamente se deu a união da Igreja com o Estado, e o poder eclesiástico sucumbiu ao poder secular.

Tópico de Esclarecimento

29 AD

Pedro o Primeiro Papa

30 AD - 67 AD

Segundo dogma católico, Pedro foi o primeiro papa.

Segue abaixo a explicação católica que corrobora esta afirmação, e o questionamento protestante, que pôe em dúvida esta afirmação:

Período de Papado de Lino

67 AD - 76 AD

Lino (incluir biografia)

Período de Papado de Santo Anacleto

76 AD - 88 AD

Santo Anacleto (incluir biografia)

Período de Papado de Clemente I

88 AD - 97 AD

Clemente I (incluir biografia)

Período de Papado de Santo Evaristo

97 AD - 105 AD

Santo Evaristo (incluir biografia)

Período de Papado de Alexandre I

105 AD - 115 AD

Alexandre I (incluir biografia)

Período de Papado de São Sisto I

115 AD - 125 AD

São Sisto I (incluir biografia)

Período de Papado de São Telésforo

125 AD - 136 AD

São Telésforo

Período de Papado de Santo Higino

136 AD - 140 AD

Santo Higino

Período de Papado de São Pio I

140 AD - 155 AD

São Pio I

Período de Papado de Santo Aniceto

155 AD - 166 AD

Santo Aniceto

Período de Papado de Sâo Sotero

166 AD - 175 AD

São Sotero

Período de Papado de Santo Eleutério

175 AD - 189 AD

Santo Eleutério

Período de Papado de São Vítor I

189 AD - 199 AD

São Vítor I

Período de Papado de São Zeferino

199 AD - 217 AD

São Zeferino

Período de Papado de São Calixto I

217 AD - 222 AD

São Calixto I

Período de Papado de Santo Urbano I

222 AD - 230 AD

Santo Urbano I

Período de Papado de São Ponciano

21 Jul 230 - 28 Sep 235

São Ponciano

Período de Papado de Santo Antero

21 Nov 235 - 3 Jan 236

Santo Antero

Período de Papado de São Fabiano (ou São Fabião)

10 Jan 236 - 20 jan 250

São Fabiano (ou São Fabião)

Período de Papado de São Cornélio

Mar 251 - Jun 253

São Cornélio

Período de Papado de São Lúcio I

25 jun 253 - 5 Mar 254

São Lúcio I

Período de Papado de Santo Estêvão I

12 May 254 - 2 aug 257

Santo Estêvão I

Período de Papado de São Sisto II

30 aug 257 - 6 aug 258

São Sisto II

Período de Papado de São Dionísio

22 jul 259 - 26 dec 268

São Dionísio

Período de Papado de São Félix I

5 jul 269 - 16 sep 274

São Félix I

Período de Papado de Santo Eutiquiano

4 jan 275 - 7 dec 283

Santo Eutiquiano

Período de Papado de São Caio

17 dec 283 - 22 apr 296

São Caio

Atanásio

293 - 373

Período de Papado de São Marcelino

30 jun 296 - 25 dec 304

São Marcelino

Período de Papado de São Marcelo I

28 May 308 - 16 jan 309

São Marcelo I

Período de Papado de Santo Eusébio

18 apr 309 - 17 aug 310

Santo Eusébio

Período de Papado de São Melquíades

2 jul 311 - 2 jan 314

São Melquíades

Período de Papado de São Silvestre I

31 jan 314 - 31 dec 335

São Silvestre I

Período de Papado de São Marcos

18 jan 336 - 7 oct 336

São Marcos

Período de Papado de São Júlio I

6 feb 337 - 12 apr 352

São Júlio I

Ambrósio de Milão

340 - 397

Jerônimo

340 - 420

João Crisóstomo

345 - 407

Período de Papado de Libério

17 may 352 - 24 sep 366

Libério

Agostinho

354 - 430

Período de Papado de São Dâmaso I

1 oct 366 - 11 dec 384

São Dâmaso

Concílio de Hipo

367

Concílio de Hipo: ratificação dos 66 livros da Bíblia Sagrada
Daqui para frente, devido à influência do Estado e, principalmente, à intervenção do imperador Teodósio, sucessor de Constantino, o Cristianismo ligado ao Estado será chamado de Catolicismo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de São Sirício

17 dec 384 - 26 nov 399

São Sirício

Preparação da Vulgata

386

No século IV, Jerônimo prepara a tradução latina da Bíblia – a Vulgata. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Santo Anastácio I

27 nov 399 - 19 dec 401

Santo Anastácio I

Maria "Mãe de Deus"

400

Maria passa a ser considerada “mãe de Deus” e os católicos começam a interceder pelos mortos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Santo Inocêncio I

22 dec 401 - 12 mar 417

Santo Inocêncio I

Período de Papado de São Zósimo

18 mar 417 - 26 dec 418

São Zósimo

Período de Papado de São Bonifácio I

28 dec 418 - 4 sep 422

São Bonifácio I

Período de Papado de São Celestino I

10 sep 422 - 27 jul 432

São Celestino I

Concílio de Éfeso

431

Instituição do culto a Maria no concílio de Éfeso. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de São Sisto III

31 jul 432 - 19 aug 440

São Sisto III

Período de Papado de São Leão I, Magno

29 sep 440 - 10 sep 461

São Leão I, Magno

Virgindade Perpétua de Maria

451

Surge a Doutrina da virgindade perpétua de Maria. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Santo Hilário

19 Nov 461 - 29 Feb 468

Santo Hilario

Período de Papado de São Simplício

3 mar 468 - 10 mar 483

São Simplício

Período de Papado de São Félix III (II)

13 mar 483 - 1 mar 491

São Félix III (II)

Período de Papado de São Gelásio I

1 mar 492 - 21 sep 496

São Gelásio I

Período de Papado de Santo Anastácio II

24 nov 496 - 19 nov 498

Santo Anastácio II

Período de Papado de São Símaco

22 nov 498 - 19 jul 514

São Símaco

Surge a doutrina do Purgatório

503

Surge a doutrina do Purgatório. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Santo Hormisdas

20 jul 514 - 6 aug 523

Santo Hormisdas

Período de Papado de São João I

13 aug 523 - 18 may 526

São João I

Período de Papado de São Félix IV (III)

12 jul 526 - 22 sep 530

São Félix IV (III)

Período de Papado de Bonifácio II

22 sep 530 - 17 oct 532

Bonifácio II

Período de Papado de João II

2 jan 533 - 8 may 535

João II

Período de Papado de Santo Agapito I

13 may 535 - 22 jun 536

Santo Agapito I

Período de Papado de São Silvério

1 jun 536 - 11 mar 537

São Silvério

Período de Papado de Virgílio

29 mar 537 - 7 apr 555

Virgílio

Definida a data do Natal

554

Foi convencionado pela Igreja Católica que o nascimento de Cristo se deu na data de 25 de dezembro. O Natal cristão. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Pelágio I

16 apr 556 - 4 mar 561

Pelágio I

Período de Papado de João III

17 jul 561 - 13 jul 574

João III

Período de Papado de Bento I

2 jun 575 - 30 jul 579

Bento I

Período de Papado de Pelágio II

26 dec 579 - 7 feb 590

Pelágio II

Período de crescimento do poder Papal

590 - 1073

Período de Papado de São Gregório I, Magno, O.S.B.

3 sep 590 - 12 mar 604

São Gregório I, Magno, O.S.B.

Gregório, o primeiro Papa oficialmente aceito

600

Gregório, o Grande, torna-se o primeiro Papa oficialmente aceito. Podemos considerar a instituição oficial da "Igreja Católica Apostólica Romana" daqui para frente. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Sabiniano

13 sep 604 - 22 feb 606

Sabiniano

Período de Papado de Bonifácio III

19 feb 607 - 12 nov 607

Bonifácio III

Período de Papado de Bonifácio IV

26 aug 608 - 8 may 615

Bonifácio IV, O.S.B.

Período de Papado de Santo Adeodato I

10 oct 615 - 8 nov 618

Santo Adeodato I

Período de Papado de Bonifácio V

23 dec 619 - 25 oct 625

Bonifácio V

Período de Papado de Honório I

25 oct 625 - 12 oct 638

Honório I

Período de Papado de Severino

28 may 640 - 2 aug 640

Severino

Período de Papado de João IV

24 dec 640 - 12 aug 642

João IV

Período de Papado de Teodoro I

24 sep 642 - 14 may 649

Teodoro I

Período de Papado de São Martinho I

5 jul 649 - 16 sep 655

São Martinho I

Período de Papado deSanto Eugênio I

10 aug 655 - 2 jul 657

Santo Eugênio I

Período de Papado de São Vitaliano

30 jul 657 - 27 jan 672

São Vitaliano

Período de Papado de Adeodato II, O.S.B.

11 apr 672 - 17 jun 676

Adeodato II, O.S.B.

Período de Papado de Dono

2 sep 676 - 2 apr 678

Dono

Período de Papado de Santo Agatão

27 jun 678 - 10 jan 681

Santo Agatão

Período de Papado de São Leão II

17 aug 682 - 3 jul 683

São Leão II

Período de Papado de São Bento II

26 jun 684 - 8 may 685

São Bento II

Período de Papado de João V

23 aug 685 - 2 aug 686

João V

Período de Papado de Cónon

21 oct 686 - 21 sep 687

Cónon

Período de Papado de Pascoal (Antipapa)

15 dec 687 - 692

Pascoal (Antipapa)

Período de Papado de São Sérgio I

15 dec 687 - 8 sep 701

São Sérgio I

Período de Papado de Teododoro (Antipapa)

15 dec 687

Teododoro (Antipapa)

Periodo de Papado de João VI

30 oct 701 - 11 jan 705

João VI

Periodo de Papado de João VII

1 mar 705 - 18 oct 707

João VII

Periodo de Papado de Sisínio

15 jan 708 - 4 feb 708

Sisínio

Período de Papado de Constantino

25 mar 708 - 9 apr 715

Constantino

Período de Papado de São Gregório II

19 may 715 - 11 feb 731

São Gregório II

Período de Papado de São Gregório III

18 mar 731 - 28 mar 741

São Gregório III

Período de Papado de São Zacarias

10 dec 741 - 22 mar 752

São Zacarias

Período de Papado de Estêvão II

22 mar 752 - 26 mar 752

Estêvão II

Período de Papado de Santo Estêvão III

26 mar 752 - 26 apr 757

Santo Estêvão III

Período de Papado de São Paulo I

29 may 757 - 28 jun 767

São Paulo I

Período de Papado de Costantino II (Antipapa)

767 - 768

Constantino II (Antipapa)

Período de Papado de Filipe (Antipapa)

768

Filipe (Antipapa)

Período de Papado de Estêvão IV

7 aug 768 - 24 jan 772

Estêvão IV

Período de Papado de Adriano I

9 feb 772 - 25 dec 795

Adriano I

II Concílio de Nicéia

787

Instituição do culto às imagens e às relíquias no II Concílio de Nicéia. Fonte: Revista Defesa da Fé

Concílio de Frankfurt

794

Concílio de Frankfurt, cuja decisão era absolutamente contrária ao culto às imagens. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de São Leão III

27 dec 795 - 12 jun 816

São Leão III

Cláudio, bispo de Turim

816

Cláudio, bispo de Turim. É considerado “o protestante do século IX”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Estêvão IV

22 jun 816 - 24 jan 817

Estêvão IV

Período de Papado de São Pascoal I

25 jan 817 - 11 feb 824

São Pascoal I

Período de Papado de Eugênio II

11 may 824 - 27 aug 827

Eugênio II

Período de Papado de Valentino

1 sep 827 - 16 sep 827

Valentino

Período de Papado de Gregório IV

20 sep 827 - 11 jan 844

Gregório IV

Período de Papado de Sérgio II

11 jan 844 - 27 jan 847

Sérgio II

Período de Papado de São Leão IV, O.S.B.

10 apr 847 - 17 jul 855

São Leão IV, O.S.B.

Concílio de Paiva

850

Concílio de Paiva. Instituição do rosário e da coroa da virgem Maria e da doutrina da transubstanciação. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Anastácio (Antipapa)

855

Anastácio (Antipapa)

Período de Papado de Bento III

29 sep 855 - 17 apr 858

Bento III

Período de Papado de São Nicolau I, Magno

24 apr 858 - 13 nov 867

São Nicolau I, Magno

Período de Papado de Adriano II

14 dec 867 - 14 dec 872

Adriano II

Período de Papado de João VIII

14 dec 872 - 16 dec 882

João VIII

Início da canonização dos "Santos"

880

Início da canonização dos santos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Marino I

16 dec 882 - 15 may 884

Marino I

Período de Papado de Santo Adriano III

17 may 884 - 8 jul 885

Santo Adriano III

Período de Papado de Estêvão V

8 jul 885 - 14 sep 891

Estêvão V

Período de Papado de Formoso

6 oct 891 - 4 apr 896

Formoso

Período de Papado de Bonifácio IV

11 apr 896 - 26 apr 896

Bonifácio IV

Período de Papado de Estêvão VI

22 may 896 - 7 aug 897

Estêvão VI

Período de Papado de Romano

aug 897 - nov 897

Romano

Período de Papado de Teodoro II

nov 897 - dec 897

Teodoro II

Período de Papado de João IX, O.S.B

jan 898 - jan 900

João IX, O.S.B

Período de Papado de Bento IV

jan 900 - jun 903

Bento IV

Período de Papado de Cristóvão (Antipapa)

903 - 904

Cristóvão (Antipapa)

Período de Papado de Leão V

jun 903 - sep 903

Leão V

Período de Papado de Sérgio III

29 jan 904 - 14 apr 911

Sérgio III

Período de Papado de Anastácio III

apr 911 - jun 913

Anastácio III

Período de Papado de Lando

jul 913 - feb 914

Lando

Período de Papado de João X

mar 914 - mar 928

João X

Período de Papado de Leão VI

may 928 - dec 928

Leão VI

Período de Papado de Estêvão VIII

dec 928 - feb 931

Estêvão VIII

Período de Papado de João XI

mar 931 - dec 935

João XI

Período de Papado de Leão VII, O.S.B

3 jan 936 - 13 jul 939

Leão VII, O.S.B

Período de Papado de Estêvão IX

14 jul 939 - 30 oct 942

Estêvão IX

Período de Papado de Marino II

30 oct 942 - 10 may 946

Marino II

Período de Papado de Agapito II

10 may 946 - 16 dec 955

Agapito II

Período de Papado de João XII

16 dec 955 - 14 may 964

João XII

Período de Papado de Bento V

22 may 963 - 4 jul 965

Bento V

Período de Papado de Leão VIII

4 dec 963 - 1 mar 965

Leão VIII

Período de Papado de João XIII

1 oct 965 - 6 sep 972

João XIII

Período de Papado de Bento VI

19 jan 973 - oct 974

Bento VI

Período de Papado de Bonifácio VII (Antipapa)

974

Bonifácio VII (Antipapa)

Período de Papado de Bento VII

oct 974 - 10 jul 983

Bento VII

Período de Papado de João XIV

dec 983 - 20 aug 984

João XIV

Período de Papado de João XV

aug 985 - mar 996

João XV

Período de Papado de Gregório V

2 may 996 - 18 feb 999

Gregório V

Período de Papado de João XVI (Antipapa)

997 - 998

João XVI (Antipapa)

Período de Papado de Silvestre II, O.S.B

2 apr 999 - 12 may 1003

Silvestre II, O.S.B

O ano do Pânico

1000

O Ano do Pânico. Um ermitão de Turíngia, Bernhard, iniciou uma pregação apocalíptica anunciando por 40 anos que o mundo chegaria ao fim no ano 1000. A Europa espera terminantemente pelo fim do mundo. Fonte: Revista defesa da Fé.

Período de Papado de João XVII

16 may 1003 - 6 nov 1003

João XVII

Período de Papado de João XVIII

25 dec 1004 - 31 jul 1009

João XVIII

Período de Papado de Sérgio IV

31 jul 1009 - 12 may 1012

Sérgio IV

Período de Papado de Bento VIII

18 may 1012 - 9 apr 1024

Bento VIII

Período de Papado de João XIX

9 apr 1024 - 6 jul 1032

João XIX

Período de Papado de Bento IX (primeira vez)

1 aug 1032 - 16 jan 1045

Bento IX (primeira vez)

Período de Papado de Silvestre III

20 jan 1045 - 10 feb 1045

Silvestre III

Período de Papado de Bento IX (segunda vez)

10 apr 1045 - 1 may 1045

Bento IX (segunda vez)

Período de Papado de Gregório VI

1 may 1045 - 20 dec 1046

Gregório VI

Período de Papado de Clemente II

24 dec 1046 - 9 oct 1047

Clemente II

Período de Papado de Bento IX (terceira vez)

9 oct 1047 - 17 jul 1048

Bento IX (terceira vez)

Período de Papado de Dâmaso II

17 jul 1048 - 9 aug 1048

Dâmaso II

Período de Papado de São Leão IX

12 feb 1049 - 19 apr 1054

São Leão IX

Período de Papado de Vítor II

13 apr 1055 - 28 jul 1057

Vítor II

Período de Papado de Estêvão X, O.S.B.

2 aug 1057 - 29 mar 1058

Estêvão X, O.S.B.

Período de Papado de Bento X (Antipapa)

1058

Bento X (Antipapa)

Período de Papado de Nicolau II

6 dec 1059 - 27 jul 1061

Nicolau II

Período de Papado de Honório II

1061 - 1072

Honório II

Período de Papado de Alexandre II

1 oct 1061 - 21 apr 1073

Alexandre II

Período culminante do poder Papal

1073 - 1216

Período de Papado de São gregório VII, O.S.B.

22 apr 1073 - 25 may 1085

São Gregório VII, O.S.B.

Hildebrando chega à cadeira Papal, tomando o nome de Gregório VIII. Foi o responsável por implantar a doutrina do celibato na Igreja. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Clemente III (Antipapa) - Primeira vez

1080

Clemente III (Antipapa) - Primeira Vez

Período de Papado de Clemente III (Antipapa) - Segunda Vez

1084 - 1100

Clemente III (Antipapa) - Segunda Vez

Período de Papado de Beato Vítor III, O.S.B.

24 may 1086 - 16 sep 1087

Beato Vítor III, O.S.B.

Período de Papado de Beato Urbano II, O. Cart.

25 jun 1088 - 8 sep 1099

Beato Urbano II, O. Cart.

Concílio de Clemont

1094

No Concílio de Clermont a Igreja Católica cria as indulgências (venda de salvação). Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Pascoal II, O.S.B. Cam.

13 aug 1099 - 21 jan 1118

Pascoal II, O.S.B. Cam.

Período de Papado de Teodorico (Antipapa)

1100 - 1102

Teodorico (Antipapa)

Instituição das missas pagas

1100

Institui-se na Igreja Católica o pagamento pelas missas e pelo culto aos santos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Alberto (Antipapa)

1102

Alberto (Antipapa)

Período de Papado de Silvestre IV (Antipapa)

1105 - 1111

Silvestre IV (Antipapa)

Período de Papado de Gelásio II, O.S.B.

10 mar 1118 - 29 jan 1119

Gelásio II, O.S.B.

Período de Papado de Calisto II

2 feb 1119 - 13 dec 1124

Calisto II

Período de Papado de Honório II

14 dec 1124 - 13 feb 1130

Honório II

Período de Papado de Inocêncio II

14 feb 1130 - 24 sep 1143

Inocêncio II

Período de Papado de Celestino II

26 sep 1143 - 8 mar 1144

Celestino II

Período de Papado de Lúcio II

12 mar 1144 - 15 feb 1145

Lúcio II

Período de Papado de Beato Eugênio III, O. Cist.

15 feb 1145 - 8 jul 1153

Beato Eugênio III, O. Cist.

Período de Papado de Anastácio IV

12 jul 1153 - 3 dec 1154

Anastácio IV

Período de Papado de Adriano IV, O.S.A.

4 dec 1154 - 1 sep 1159

Adriano IV, O.S.A.

Período de Papado de Vítor IV (Antipapa)

1159 - 1164

Vítor IV (Antipapa)

Período de Papado de Alexandre III

7 sep 1159 - 30 aug 1181

Alexandre III

Instituição dos Sete Sacramentos

1160

A Igreja Católica estabelece os Sete Sacramentos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Pascoal III (Antipapa)

1164 - 1168

Pascoal III (Antipapa)

Período de Papado de Calisto III (Antipapa)

1168 - 1178

Calisto III (Antipapa)

Período de Papado de Inocêncio III (Antipapa)

1179 - 1180

Inocêncio III (Antipapa)

Período de Papado de Lúcio III, O. Cist.

1 sep 1181 - 25 nov 1185

Lúcio III, O. Cist.

Concílio de Verona

1184

A “Santa Inquisição” é estabelecida no Concílio de Verona. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Urbano III

25 nov 1185 - 20 oct 1187

Urbano III

Período de Papado de Gregório VIII, O.S.B.

21 oct 1187 - 17 dec 1187

Gregório VIII, O.S.B.

Período de Papado de Clemente III

19 dec 1187 - 30 mar 1191

Clemente III

Período de Papado de Celestino III

30 mar 1191 - 8 jan 1198

Celestino III

O governo de Inocêncio III

1198 - 1216

Período de Papado de Inocêncio III

8 jan 1198 - 16 jul 1216

Inocêncio III

Período de Papado de Honório III

18 jul 1216 - 18 mar 1227

Honório III

Período de Papado de Gregório IX

19 mar 1227 - 22 aug 1241

Gregório IX

A Igreja Católica proíbe a leitura da Bíblia

1229

A Igreja Católica proíbe aos leigos a leitura da Bíblia. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Celestino IV, O. Cist.

24 oct 1241 - 10 nov 1241

Celestino IV, O. Cist.

Período de Papado de Inocêncio IV

25 jun 1243 - 7 dec 1254

Inocêncio IV

A Bíblia é dividida em capítulos

1250

A Bíblia é dividida em 1189 capítulos, pelo teólogo Stephen Langhton, professor da Universidade de Paris, França e Bispo de Canterbury, Inglaterra.
Fonte: Revista Defesa da Fé
Fonte: http://www.pastoralvaroneto.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=92:algumas-curiosidades-sobre-a-biblia&catid=37:estudos-biblicos&Itemid=62

Período de Papado de Alexandre IV

12 dec 1254 - 25 mar 1261

Alexandre IV

Período de Papado de Urbano IV

29 aug 1261 - 2 aug 1264

Urbano IV

Período de Papado de Clemente IV

5 feb 1265 - 29 nov 1268

Clemente IV

Período de Papado de Beato Gregório X, O. Cist.

1 sep 1271 - 10 jan 1276

Beato Gregório X, O. Cist.

Instituição da doutrina da Transubstanciação

1275

A transubstanciação da hóstia é transformada em artigo de fé. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Beato Inocêncio V, O. P.

21 jan 1276 - 22 jun 1276

Beato Inocêncio V, O.P.

Período de Papado de Adriano V

11 jul 1276 - 18 aug 1276

Adriano V

Período de Papado de João XXI

20 sep 1276 - 16 may 1277

João XXI

Período de Papado de Nicolau III, O.S,B.

25 nov 1277 - 22 aug 1280

Nicolau III, O.S.B.

Período de Papado de Martinho IV

22 feb 1281 - 28 mar 1285

Martinho IV

Período de Papado de Honório IV

2 apr 1285 - 3 apr 1287

Honório IV

Período de Papado de Nicolau IV, O.F.M.

22 feb 1288 - 4 apr 1292

Nicolau IV, O.F.M.

Período de Papado de São Celestino V, O.S.B. Cel.

5 jul 1294 - 13 dec 1294

São Celestino V, O.S.B. Cel.

Período de Papado de Bonifácio VIII

24 dec 1294 - 11 oct 1303

Bonifácio VIII

Período de Papado de Beato Bento XI, O.P.

22 oct 1303 - 7 jul 1304

Beato Bento XI, O.P.

Período de Papado de Clemente V

5 jun 1305 - 20 apr 1314

Clemente V

Período de Papado de João XXII

7 sep 1316 - 4 dec 1334

João XXII

John Wycliffe

1320 - 1384

Pré reformador inglês.

Período de Papado de Bento XII, O. Cist.

20 dec 1334 - 25 apr 1342

Bento XII, O. Cist.

Período de Papado de Clemente VI, O.S.B.

7 may 1342 - 6 dec 1352

Clemente VI, O.S.B.

Período de Papado de Inocêncio VI

18 dec 1352 - 12 dec 1362

Inocêncio VI

Primeira aparição da Sudário

1355

Na França, o “Santo Sudário” aparece pela primeira vez. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Beato Urbano V, O.S.B.

28 dec 1362 - 19 sep 1370

Beato Urbano V, O.S.B.

Período de Papado de Gregório XI

30 dec 1370 - 27 mar 1378

Gregório XI

Período de Papado de Clemente VII (Antipapa)

1378 - 1394

Clemente VII (Antipapa)

Período de Papado de Urbano VI

8 apr 1378 - 15 oct 1389

Urbano VI

Período de Papado de Bonifácio IX

2 nov 1389 - 1 oct 1404

Bonifácio IX

Período de Papado de Bento XIII (Antipapa)

1394 - 1423

Bento XIII (Antipapa)

Período de Papado de Inocêncio VII

17 oct 1404 - 6 nov 1406

Inocêncio VII

Período de Papado de Gregório XII

30 nov 1406 - 4 jul 1415

Gregório XII

Período de Papado de Alexandre V (Antipapa)

1409 - 1410

Alexandre V (Antipapa)

Período de Papado de João XXIII (Antipapa)

1410 - 1415

João XXIII (Antipapa)

Período de Papado de Martinho V

11 nov 1417 - 20 feb 1431

Martinho V

Período de Papado de Eugênio IV, O.S.B. Cel.

3 mar 1431 - 23 feb 1447

Eugênio IV, O.S.B. Cel.

Período de Papado de Nicolau V, O.P.

6 mar 1447 - 24 mar 1455

Nicolau V, O.P.

Período de Papado de Calisto III

20 apr 1455 - 6 aug 1458

Calisto III

Período de Papado de Pio II

19 aug 1458 - 15 aug 1464

Pio II

Período de Papado de Paulo II

30 aug 1464 - 26 jul 1471

Paulo II

Período de Papado de Sisto IV, O.F.M.

9 aug 1471 - 12 aug 1484

Sisto IV, O.F.M.

Período de Papado de Inocêncio III

29 aug 1484 - 25 jul 1492

Inocêncio VIII

Período de Papado de Alexandre VI

11 aug 1492 - 18 aug 1503

Alexandre VI

Primeira missa celebrada no Brasil

1500

Primeira missa celebrada no Brasil. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Pio III

16 sep 1503 - 18 oct 1503

Pio III

Período de Papado de Júlio II, O.F.M.

1 nov 1503 - 20 feb 1513

Júlio II, O.F.M.

Período de Papado de Leão X

19 mar 1513 - 1 dec 1521

Leão X

Leão X condena 41 proposições de Lutero

jun 1520

Período de Papado de Adriano VI

9 jan 1522 - 14 sep 1523

Adriano VI

Período de Papado de Clemente VII

19 nov 1523 - 25 sep 1534

Clemente VII

Período de Papado de Paulo III

13 oct 1534 - 10 nov 1549

Paulo III

Concílio de Trento

1545

Concílio de Trento: concílio ecumênico da Igreja Católica (1545-1563), importante por suas decisões sobre os dogmas e a legislação eclesiástica: a contra-reforma. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Júlio III

29 nov 1549 - 23 mar 1555

Júlio III

Período de Papado de Marcelo II

7 apr 1555 - 30 apr 1555

Marcelo II

Período de Papado de Paulo IV, C.R.

23 may 1555 - 18 aug 1559

Paulo IV, C.R.

Período de Papado de Pio IV

26 dec 1559 - 9 dec 1565

Pio IV

Período de Papado de São Pio V, O.P.

7 jan 1566 - 1 may 1572

São Pio V, O.P.

Período de Papado de Gregório XIII

14 may 1572 - 10 apr 1585

Gregório XIII

Alteração no Cânon Católico

1573

A Igreja Católica altera a Bíblia original com a canonicidade de sete livros apócrifos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Sisto V, O.F.M. Conv.

24 apr 1585 - 27 aug 1590

Sisto V, O.F.M. Conv.

Período de Papado de Urbano VII

15 sep 1590 - 27 sep 1590

Urbano VII

Período de Papado de Gregório XIV

5 dec 1590 - 16 oct 1591

Gregório XIV

Período de Papado de Inocêncio IX

3 nov 1591 - 30 dec 1591

Inocêncio IX

Período de Papado de Clemente VIII

30 jan 1592 - 5 mar 1605

Clemente VIII

Período de Papado de Leão XI

1 apr 1605 - 27 apr 1605

Leão XI

Período de Papado de Paulo V

16 may 1605 - 28 jan 1621

Paulo V

Período de Papado de Gregório XV

9 feb 1621 - 8 jul 1623

Gregório XV

Período de Papado de Urbano VIII

6 aug 1623 - 29 jul 1644

Urbano VIII

Condenação de Galileu

1632

Galileu é condenado pela Inquisição Católica. Seu pecado: desqualificar o “geocentrismo” e a transubstanciação. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Inocêncio X

15 sep 1644 - 7 jan 1655

Inocêncio X

Período de Papado de Alexandre VII

7 apr 1655 - 22 may 1667

Alexandre VII

Período de Papado de Clemente IX

20 jun 1667 - 9 dec 1669

Clemente IX

Período de Papado de Clemente X

29 apr 1670 - 22 jul 1676

Clemente X

Período de Papado de Beato Inocêncio XI

21 sep 1676 - 12 aug 1689

Beato Inocêncio XI

Período de Papado de Alexandre VIII

6 oct 1689 - 1 feb 1691

Alexandre VIII

Período de Papado de Inocêncio XII

21 jul 1691 - 27 sep 1700

Inocêncio XII

Período de Papado de Clemente XI

23 nov 1700 - 19 mar 1721

Clemente XI

Período de Papado de Inocêncio XIII

8 may 1721 - 7 mar 1724

Inocêncio XIII

Período de Papado de Bento XIII, O.P.

29 may 1724 - 21 feb 1730

Bento XIII, O.P.

Período de Papado de Clemente XII

7 apr 1730 - 6 feb 1740

Clemente XII

Período de Papado de Bento XIV

17 aug 1740 - 3 may 1758

Bento XIV

Período de Papado de Clemente XIII

6 jul 1758 - 2 feb 1769

Clemente XIII

Período de Papado de Clemente XIV, O.F.M. Conv.

19 may 1769 - 22 sep 1774

Clemente XIV, O.F.M. Conv.

Período de Papado de Pio VI

15 feb 1775 - 29 aug 1799

Pio VI

Período de Papado de Pio VII, O.S.B.

14 mar 1800 - 20 aug 1823

Pio VII, O.S.B.

Período de Papado de Leão XII

28 sep 1823 - 10 feb 1829

Leão XII

Período de Papado de Pio VIII

31 mar 1829 - 30 nov 1830

Pio VIII

Período de Papado de Gregório XVI, O.S.B. Cam.

2 feb 1831 - 1 jun 1846

Gregório XVI, O.S.B. Cam.

Período de Papado de Beato Pio IX, O.F.S.

16 jun 1846 - 7 Feb 1878

Beato Pio IX, O.F.S.

Instituído o dogma da Imaculada Conceição de Maria

1854

O papa Pio XII cria o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Fonte: Revista Defesa da Fé

I Concílio Vaticano

1870

I Concílio do Vaticano proclama o dogma da infalibilidade papal. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Leão XIII, O.F.S.

20 feb 1878 - 20 jul 1903

Leão XIII, O.F.S.

Decretada a separação entre Igreja e Estado Brasileiro

1890

É decretada a separação entre a Igreja e o Estado Brasileiro. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de São Pio X, O.F.S.

4 aug 1903 - 20 aug 1914

São Pio X, O.F.S.

Período de Papado de Bento XV

3 sep 1914 - 22 jan 1922

Bento XV

Período de Papado de Pio XI

6 feb 1922 - 10 feb 1939

Pio XI

Período de Papado de Pio XII, O.P.

2 mar 1939 - 9 oct 1958

Pio XII, O.P.

Período de Papado de Beato João XXIII, O.F.S.

28 oct 1958 - 3 jun 1963

Beato João XXIII, O.F.S.

II Concílio Vaticano

1962

II Concílio do Vaticano. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Paulo VI, O.F.S.

21 jun 1963 - 6 aug 1978

Paulo VI, O.F.S.

Extinção oficial da Inquisição

1965

O papa Paulo VI extingue oficialmente a Inquisição. Fonte: Revista Defesa da Fé

Reaproximação das Igrejas Católicas Romana e Ortodoxa

1965

Reaproximação entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. Fonte: Revista Defesa da Fé

Proibição aos católicos romanos de frequentarem cultos evangélicos

1967

O papa Paulo VI proíbe os católicos romanos de freqüentarem cultos evangélicos. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de João Paulo I

26 aug 1978 - 28 sep 1978

João Paulo I

Período de Papado de João Paulo II

16 oct 1978 - 2 apr 2005

João Paulo II

João Paulo II é o primeiro Papa a visitar o Brasil

1980

João Paulo II torna-se o primeiro papa a visitar o país. Fonte: Revista Defesa da Fé

Católicos fomentam "ação pastoral decidida" contra seitas evangélicas

2001

O papa João Paulo II pediu à Igreja latino-americana para fomentar uma “ação pastoral decidida” contra as seitas evangélicas, as quais definiu como um “grave obstáculo para a evangelização do continente”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Período de Papado de Bento XVI

19 apr 2005

Bento XVI

Protestantismo

Fatos referentes aos movimentos dentro e fora da Igreja Católica que foram precursores ou deram origem ao Protestantismo

Tradução da Bíblia para o Inglês por John Wyclif

1380

John Wycliff: professor de Oxford, Inglaterra, defendeu o direito que o povo tinha de ler a Bíblia, traduzindo-a para o inglês. Fonte: Revista Defesa da Fé

Jerônimo Savonarola

1452 - 1498

Precursor da Reforma Protestante

Segue biografia de Jerônimo Savonarola: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/28/jeronimo-savonarola/

Martinho Lutero

10 nov 1483 - 18 feb 1546

O grande Reformador
Segue biografia de Martinho Lutero: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/29/martinho-lutero/

João Calvino

10 jul 1509 - 27 may 1564

João Calvino

Lutero publica suas 95 teses

31 oct 1517

Martinho Lutero lança suas 95 teses

Lutero recusa-se a se retratar perante o Papa Leão X

1518

Théodore de Béze - Sucessor de Calvino

1519 - 1605

Théodore de Béze sucede Calvino como líder da reforma protestante centrada em Genebra.

Lutero é excomungado

21 jan 1521

O papa Leão X excomunga Lutero do catolicismo romano, mas leva vários meses até a ordem de excomunhão chegar à Alemanha.

Publicação da primeira Bíblia em Alemão

1522

Lutero traduz e publica a primeira Bíblia em alemão (Novo Testamento traduzido do Grego) com gravuras de Lucas Cranach (1472 - 1553). Publica também sua advertência contra os distúrbios.

Lutero publica artigo sobre doutrina e clérigos

1523

Lutero publica texto que fala do direito de a comunidade de fiéis julgar toda a doutrina e nomear e demitir clérigos.

Revolta liderada por Thomas Müntzer

1524 - 1525

Revolta camponesa liderada por Thomas Müntzer (1490-1525)

Lutero contra "profetas sagrados" e "revoltas camponesas"

1525

Lutero publica texto contra os “profetas sagrados” e contra as “revoltas camponesas”.

Perseguição aos anabatistas

1528

Mandato imperial ameaça de morte os anabatistas.

Ascensão e queda dos Anabatistas em Münster

1534 - 1535

Anabatistas tomam o poder em Münster, mas seu “reino” é derrubado pela coligação de forças católicas e protestantes.

Lutero publica Velho Testamento em Alemão

1534

Na Alemanha, Lutero publica a tradução do hebreu para o alemão do Velho Testamento.

Calvino publica as "Instituições da Religião Cristã"

1536

Surge a primeira edição de “Instituições da Religião Cristã”, de João Calvino.

Introdução da Bíblia vernacular na Inglaterra.

1536

Fundação da Igreja Calvinista (Presbiteriana)

1541

Calvino funda a Igreja Calvinista (futura Igreja Presbiteriana). Foi considerado o maior teólogo da cristandade. Fonte: Revista Defesa da Fé

Calvino organiza o seu catecismo em Genebra.

1542

Calvino admoesta os anabatistas.

1544

Eduardo VI lança o livro de pregações

1549

Eduardo VI lança o livro de pregações e pretende forçar a uniformidade religiosa em torno da fé reformada na Inglaterra.

Primeiros reformados no Brasil

1556

João Calvino envia ao Brasil um grupo de colonos e pastores reformados, que se fixam na “França Antártica”, uma das ilhas da baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Fonte: Revista Defesa da Fé

Primeiro culto protestante no Brasil

1557

Os evangélicos franceses realizaram o primeiro culto protestante do Brasil e, possivelmente, do Novo Mundo. Também foram os autores da bela “Confissão de Fé da Guanabara”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Conspiração huguenote contra casa católica do Duque de Guise

mar 1560

Fracasso de uma conspiração de jovens aristocratas huguenotes contra a Casa Católica do Duque de Guise na França.

Massacre dos huguenotes

mar 1562

Massacre dos huguenotes em Vassy comandada pela Casa Católica de Guise.

Massacre de São Bartolomeu em Paris

23 aug 1572 - 24 aug 1572

Massacre de São Bartolomeu em Paris

Surgimento do Pietismo

1600

Surge o pietismo, movimento de santidade originado na Igreja Luterana. Fonte: Revista Defesa da Fé

Nascimento da Igreja Batista

1604

Nasce na Inglaterra a Igreja Batista. Fonte: Revista Defesa da Fé

Publicada a versão King James da Bíblia

1611

A “Versão King James” da Bíblia em inglês é lançada. Fonte: Revista Defesa da Fé

Missões nas 13 colônias

1620

As missões protestantes chegam nas treze colônias (Estados Unidos). Fonte: Revista Defesa da Fé

John Bunyan

1628 - 1688

Sonhador Imortal
Segue biografia de John Bunyan: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/29/john-bunyan/

Carlos II persegue os puritanos

1660

Carlos II persegue puritanos e restaura o anglicanismo como religião oficial da Inglaterra. Fonte: Revista Defesa da Fé

Maior avivamento missionário da História - Irmãos Morávios

1700

1700 d.C. – Nasce o maior avivamento missionário da história da igreja com os irmãos Morávios. Fonte: Revista Defesa da Fé

Jonathan Edwards

1703 - 1758

Grande despertador
Segue biografia de Jonathan Edwards: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/29/jonathan-edwards/

John Wesley

1703 - 1791

Tocha tirada do fogo
Segue Biografia de John Wesley: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/29/john-wesley/

Início do Presbiterianismo nos EUA

1706

Início do Presbiterianismo nos Estados Unidos. Fonte: Revista Defesa da Fé

George Whitefield

1714 - 1770

Pregador ao ar livre
Segue biografia de George Whitefield: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/29/george-whitefield/

David Brainerd

1718 - 1747

Um arauto aos peles vermelhas
Segue biografia de David Brainerd: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/30/david-brainerd/

Maior reavivamento da história da Grã-Bretanha

1730

John Wesley lidera o maior reavivamento da história da Grã-Bretanha e lança as bases do metodismo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Primeira Bíblia em português

1753

Primeira publicação integral da Bíblia em português traduzida pelo protestante João Ferreira de Almeida. Fonte: Revista Defesa da Fé

Guilherme Carey

1761 - 1834

Pai das missões modernas
Segue biografia de Guilherme Carey: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/30/guilherme-carey/

Christmas Evans

1766 - 1838

O Jhon Bunyan de Gales
Segue Biografia de Christmas Evans: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/30/christmas-evans/

Início das Escolas Dominicais

1780

A Escola Dominical foi fundada por R. Raikes, na Inglaterra, para ministrar educação cristã a crianças pobres que não freqüentavam a escola. Fonte: Revista Defesa da Fé

Henrique Martyn

1781 - 1812

Luz inteiramente gasta por Deus
Segue biografia de Henrique (ou Henry) Martyn: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/30/henry-martyn/

Adoniram Judson

1788 - 1850

Missionário pioneiro à Birmânia
Segue biografia de Adoniram Judson: http://vandercilucas76.wordpress.com/2010/04/30/adoniram-judson/

Charles Finney

1792 - 1875

Apóstolo de avivamentos (incluir Biografia)

Fundação da Sociedade Missionária de Londres (LMS)

1795

Congregacionais, anglicanos, presbiterianos e wesleyanos fundam a Sociedade Missionária de Londres (LMS). Fonte: Revista Defesa da Fé

George Müller

1805 - 1898

Apóstolo da Fé (incluir Biografia)

Primeiro Missionário protestante na China

1807

Robert Morrison torna-se o primeiro missionário protestante na China. Fonte: Revista Defesa da Fé

Davi Livingstone

1813 - 1873

Célebre missionário e explorador (incluir Biografia)

Primeiras Igrejas Luteranas no sul do Brasil

1824

As primeiras igrejas Luteranas são formadas no sul do Brasil. Fonte: Revista Defesa da Fé

Jhon Paton

1824 - 1907

Missionário aos antropófagos (incluir Biografia)

Hudson Taylor

1832 - 1905

Pai das missões no interior da China (incluir Biografia)

Charles Spurgeon

1834 - 1892

O príncipe dos pregadores (incluir Biografia)

Primeiros missionários Metodistas no Brasil

1835

Chegada dos primeiros missionários metodistas no Brasil. Fonte: Revista Defesa da Fé

Pastor Hsi

1836 - 1896

Amado líder chinês (incluir Biografia)

Dwight Lyman Moody

1837 - 1899

Célebre ganhador de almas (incluir Biografia)

Início da Igreja Adventista

1844

O adventista Guilherme Miller prevê que neste ano ocorreria o “fim dos tempos” – é inicio Da igreja Adventista do Sétimo Dia. Fonte: Revista Defesa da Fé

Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil

1859

Surge a primeira Igreja Presbiteriana Do Brasil no Rio de Janeiro. Fonte: Revista Defesa da Fé

Jhonatan Goforth

1859 - 1936

"Por meu Espírito" (incluir Biografia)

Criado o Exército da Salvação

1865

Surge, na Inglaterra, o Exercito da Salvação. O protestante Hudson Taylor realiza a maior ação missionária para o interior da China. Fonte: Revista Defesa da Fé

Primeira Igreja Batista do Bradil

1871

Surge a primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara, São Paulo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

1903

Fundação da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em São Paulo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundada a Igreja do Nazareno

1908

Nos Estados Unidos, o movimento de santidade bíblica culmina na fundação da Igreja do Nazareno. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Congregação Cristã do Brasil

1910

Imigrante italiano funda a Congregação Cristã do Brasil. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Assembléia de Deus

1910

Chegam a Belém do Pará os missionários que fundariam a Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Quadrangular em Los Angeles

1923

Oficialmente é fundada a Igreja do Evangelho Quadrangular em Los Angeles, EUA. Fonte: Revista Defesa da Fé

Primeira assembléia das Testemunhas de Jeová no Brasil

1936

AsTestemunhas de Jeová realizam no Brasil sua primeira assembléia, em São Paulo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Igreja do Evangelho Quadrangular chega ao Brasil

1951

A Igreja do Evangelho Quadrangular chega em São João da Boa Vista, São Paulo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da "MIssão Portas Abertas"

1955

O protestante irmão André funda a agencia missionária “Missão Portas Abertas”, que leva Bíblias aos países comunistas da chamada “Cortina de ferro”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo"

1956

É fundada a Igreja Pentecostal “O Brasil para Cristo”, em Pirituba, São Paulo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Igreja do Nazareno chega ao Brasil

1958

Missionários norte-americanos da Igreja do Nazareno chegam a Campinas, São Paulo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Deus é Amor

1962

Em São Paulo, o missionário David Miranda funda a Igreja Pentecostal “Deus é Amor”. Fonte: Revista Defesa da Fé

I Congresso Mundial de Evangelização

1966

Acontece na cidade de Berlim (Alemanha) o “I Congresso Mundial de Evangelização”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Metodista Wesleyana no Brasil

1967

Fundação da Igreja Metodista Wesleyana em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Fonte: Revista Defesa da Fé

II Congresso mundial de Evangelização

1974

II Congresso Mundial de Evangelização, realizado em Lousanne (Suíça), onde foi lançado o famoso documento conhecido como “Pacto de Lausanne”, em que são fixados os princípios e estratégias para evangelização do mundo. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Universal do Reino de Deus

1977

O bispo Edir Macedo funda, no Rio de Janeiro, a Igreja Universal do Reino de Deus. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Internacional da Graça de Deus

1980

O missionário R.R. Soares funda a Igreja Internacional da Graça de Deus, no Rio de Janeiro. Fonte: Revista Defesa da Fé

I Congresso Brasileiro de Evangelização

1983

Acontece em Belo Horizonte, MG, o “Congresso Brasileiro de Evangelização”. Marco importante no movimento missionário brasileiro. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Evangélica Renascer em Cristo

1986

Surge em São Paulo a Igreja Evangélica Renascer em Cristo. Fonte: Revista Defesa da Fé

III Congresso Mundial de Evangelização

1989

Acontece o “III Congresso Mundial de Evangelização”, dessa feita em Manilla, Filipinas, sob o tema: “Proclamar a Cristo até que Ele volte”. Fonte: Revista Defesa da Fé

Fundação da Igreja Sara Nossa Terra

1994

Oficialmente, surge o Ministério Sara Nossa Terra, em Goiânia, Goiás. Fonte: Revista Defesa da Fé

Ortodoxia

Início da Ortodoxia

1054

A Igreja Ortodoxa de Constantinopla separa-se da Igreja de Roma. Fonte: Revista Defesa da Fé