Revolução Francesa

Events

abertura dos portos

1808

Alguns dias depois de chegar ao Brasil, D.João assinou o decreto que abriu os portos brasileiros ao comércio com as nações amigas, acabando com o exclusivo comercial metropolitano.

chegada dos portugueses

1808

Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, resolveram tranferir a familia real para o Brasil. No mesmo ano, a familia real foi instalada na cidade no Rio de janeiro.

Reino Unido

1815

Em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.

Missão artistica

1816

Chegada da Missão Artística Francesa: Chega a Missão Artística Francesa trazendo vários artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret.

Chegada da Missão Científica Austríaca

1817

Revolução Pernambucana

1817

Padres, artesões, militares, juízes, proprietários de terra e outros setores sociais tomaram o governo de Recife e proclamaram a república.

revolução do Porto

1817

Criação do Real Horto (Jardim Botânico).

1819

Revolução liberal

1820

Começou na cidade do Porto e foi se espalhando, o motivo disso era que os rebeldes exigiam a volta de D. João VI e uma constituição liberal para o país.

Dia do fico

1822

Foi o dia em que Dom Pedro resolver deixou de lado as pressões do povo português e permaneceu no Brasil. Proclamação da independência. Inicio do primeiro reinado.