darwin

Events

nascimento

12/02/1809

Charles Robert Darwin 
nasceu em 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Era filho de um médico muito conhecido chamado de Robert Waring Darwin e de
Suzannah Wedgwood

Enviado para Cambrigde

1827

Após largar o curso de medicina,o qual era uma tradição de família, porem ele não se identificou. Darwin foi enviado para Cambridge para fazer Bacharelado em Artes e tornar-se clérigo da Igreja Anglicana. Charles Darwin conheceu então John Stevens Henslow, um naturalista dedicado à botânica. Esse pesquisador foi quem o indicou para participar da tripulação do Beagle, um navio que faria uma viagem a fim de mapear a costa da América do Sul.

Beagle

1831

Darwin embarcou no Beagle, 1831, durante cinco anos coletou e observou diversas formas de vida ao redor do mundo,. O naturalista também coletou fósseis e fez observações geológicas que mostraram a “evolução” que as espécies sofreram através do tempo. Um dos pontos mais importantes da viagem de Darwin foi sua parada nas ilhas Galápagos. Nesse local ele percebeu que cada ilha possuía um grupo de pássaros específico e que essa diferença apresentava relação com as características no seu habitat. Essa análise foi importante para o entendimento do processo de seleção natural.
Porem, ele não publicou suas percepções de imediato por questões religiosas.

Familia

1839

Darwin nasceu em uma família abastada, tradicional e religiosa. Casou-se em 1839 com Emma Wedgwood, uma prima de primeiro grau do pesquisador e com quem teve dez filhos. Dos dez filhos, três morreram ainda na infância, sendo a morte mais marcante para Darwin a de sua filha Annie, de 10 anos.

Carta de Wallace

1851

Em 1858, Darwin recebeu uma carta de Alfred Russel Wallace e percebeu que o naturalista havia chegado às mesmas conclusões que ele. Essa carta impulsionou Darwin a escrever sua obra o mais rápido possível. Entretanto, o lançamento do livro não ocorreu de imediato e, com a ajuda de Hooker e Lyell, Darwin e Wallace apresentaram seus artigos no mesmo dia, evitando assim que Wallace publicasse primeiro sua teoria.
A obra principal de Darwin, conhecida como a “Origem das Espécies por Seleção Natural”, foi publicada um ano mais tarde, em 1859. O livro foi um sucesso de vendas, entretanto, a teoria não foi bem aceita, principalmente pelos religiosos.

20 anos

1860 - 1880

Apesar dos sucessivos problemas de saúde que acometeram Darwin nos seus últimos vinte e dois anos de vida, ele continuou trabalhando avidamente, passando a se dedicar aos aspectos mais controversos do seu "grande livro" que ainda estavam por ser completados: a evolução da espécie humana a partir de animais mais primitivos, o mecanismo de seleção sexual que poderia explicar características de não tão óbvia utilidade além de mera beleza decorativa, bem como sugestões para as possíveis causas subjacentes ao desenvolvimento da sociedade e das habilidades mentais humanas. Seus experimentos, pesquisa e escrita continuaram.

Morte

19 de abril de 1882

Charles Darwin morreu em 19 abril de 1882 em decorrência de um ataque cardíaco. Apesar de suas ideias terem sido extremamente criticadas pela Igreja, ele foi enterrado na abadia de Westminster, próximo a Isaac Newton.