Década de 60 a 70

Events

Início da rede de computadores

1960

Redes de computadores iniciou-se por volta da década de 60, onde a rede telefônica, era a rede de comunicação que dominava o mundo.

Comutação de pacotes

1961

Em 61 Leonard Kleinrock nos laboratórios MIT usou a teoria das filas, para transformar a comutação de circuitos em comutação de pacotes, que foi baseada no tráfego em rajadas.

Redes militares

1964

Em 64 Paul Baran do Rand Institute começou a estudar o uso da comutação de pacotes para a segurança da transmissão de voz para redes militares.

A primeira rede WAN

1965

Em 1965 foi criada a primeira rede WAN de computadores nesse momento os computadores poderiam trabalhar bem juntos, rodando programas e recuperando dados em máquinas remotas, com tempo compartilhado.

Publicação da ARPAnet

1967

Por volta de 1967 publicou a ARPAnet (a precursora da grande rede mundial- a Internet), sendo a rede de computadores por comutação de pacotes.

Instalação do primeiro IMP

1969

Em 1969 o primeiro IMP foi instalado com três IMPs adicionais, e passou a ser usado um login remoto que derrubou o sistema com 4 nós.

Década de 70

1970

Por volta de 70 começaram a surgir outras redes de comutação de pacotes como:
ALOHAnet: rede de microondas via rádio que interligava as ilhas do Havaí;
TELENET: comutação de pacotes comerciais da BBN baseada na tecnologia daArpanet; TAYMNET e TRANSPAC: rede de comutação de pacotes franceses;

Apresentação da ARPAnet

1972

Em 72 a ARPAnet já tinha 15 nós e foi publicamente apresentada na Conferência Internacional de Computadores. O primeiro protocolo de controle de rede deste sistema foi o NCP (network-control protocol), também foi elaborado o primeiro programa de e-mail.

Teste de transmissão de dados

1973

Em 73 ocorreu o primeiro teste de transmissão de dados usando o padrão Ethernet.

Surgimento do TCP/IP

1974

Em 74 Surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet.