eriani.fabiana

Events

Perls

1942

Com a colaboração de Laura que era sua esposa, ele publicou o livro Ego unger and agression, que tratava do subtitulo uma revisão da teoria e método de Freud. Onde questiona a Psicanálise como propõe a Teoria da Concentração. Em substituição ao método da associação livre.

Surge o grupo dos 7

1950

Composto por : Fritz Perls, Laura Perls , Paul Goodman, Isidore From, Paul Weisz, Eliot Shapiro, Silvester Eastma, e também fez parte Ralph Hefferline. A finalidade desse grupo era o estudo da Fenomenologia, o Existencialismo e o Zen- budismo, e articular os pensamentos da Gestalt- terapia.

Perls ,Hefferiline e Goodman

1951

Os autores publicaram a obra: Gestalt - therapy- excitement and growth in the human personality, onde essa obra foi a primeira publicação da expressão Gestalt- terapia e com isso teve inicio uma nova prática.

Perls Cria Um Centro De Desenvolvimento Humano

1964

Em 1964 Perls criou o centro de Desenvolvimento Do Potencial Humano, laboratórios, e realizava um programa de formação em Gestalt- terapia. E tornou esse centro a sua residência localizada em Esalen (Estados- Unidos )

Ludwig Binswanger

1970

Publicou um artigo para os estudantes de medicina onde questiona a possibilidade de um processo de tratamento sem medicação. Como que se faz na Psicoterapia

Gestalt- Terapia

1970

Ludwig Binswanger - Passa discutir o processo Psicoterapêutico em Gestalt- terapia.

Segundo Ludwig Binswanger

1970

Ele define a Psicoterapia, como uma relação entre homens. E seus princípios são a atenção, o cuidado, a assistência, o tratamento em si e a comunicação.

Thérése A. Tellegen

1970

Gestalt- terapia no Brasil : No ano de 1970 a Holandesa Thérése emigrou para o Brasil e foi a pionera na Gestalt no Brasil, realizou trabalhos no Departamento de Psiquiatria da faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Primeira publicação Gestalt no Brasil

1972

A Obra com o nome Elementosda psicoterapia guestáltica, escrita por Tellegen

Ribeiro

1985

Ponto de vista de Ribeiro : Segundo Ribeiro (1985), a Gestalt Terapia necessariamente, tem um posicionamento existencialista, e nem sempre é dialoga .

Yontef

1998

Definição de Awareness. Yontef define Awareness "forma de experienciar. É o processo de estar em contato vigilante com o evento mais importante do campo individuo- meio, com total apoio sensório- motor, emocional, cognitivo e energético.

Lilientgal, Fernandes & Ciornai

2001

Pesquisa dos Distúrbios perceptivos : Kurt Goldstein pesquisava sobre os distúrbios perceptivos em pessoas com problemas cerebrais, usando como base a Psicologia da Gestalt. Onde a base dos estudos era identificar as leis que regem a percepção, estudava os fenômenos da percepção sensorial.

Ribeiro, Holanda e Karwowski

2004

Obras sobre a Gestalt-terapia no Brasil : A obra que trás uma amplitude sobre a Gestalt- terapia, foi uma produção e o pioneirismo no desenvolvimento e nos campos da Gestalt- terapia, onde mostra o trabalho com grupos, em Gestalt- terapia. Onde tratam a abordagem fenomenológica da teoria de campo e holística (1994), e a Psicoterapia de curta duração. (1999)

Holanda

2005

O estudo O processo Psicoterapêutico em Gestalt- Terapia segundo Holanda (2005) esse estudo tem como objetivo mostra e buscar uma maior compreensão sobre a abordagem Gestáltica, e construir uma epistemologia da teoria e da prática Gestalt

Holanda

2005

Holanda define que a Psicoterapia tem crescido e de forma preocupante, em razão das abordagens entre a prática e a teoria estarem associadas a uma construção coerente e uma fundamentação solida.