Brinquedos Ópticos

Events

Caleidoscópio

1817

É formado por um pequeno tubo de cartão ou metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que através do reflexo da luz exterior em três pequenos espelhos inclinados, apresentam a cada movimento combinações variadas, agradáveis ao olho e simétricas.

Taumatrópio

1825

É um disco normalmente de papelão com desenhos complementares em ambos os lados. Ao fazê-lo rodar sobre um fio esticado as duas imagens fundiam-se.

Fenacistoscópio

1828

Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.

Zootropo

1834

É composto por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espetador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar o tambor cria a ilusão de movimento aparente.

Flipbook

1868

É um pequeno livro "animado". É criada uma sequência de desenho e ao pegar no livro ou caderno com o polegar e esfolhando as folhas a uma velocidade constante, é gerado um pequeno desenho animado.

Praxinoscópio

1877

É um aparelho que projeta numa tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes. Deriva do Zootropo mas em vez de fendas eram usados espelhos e através de um complicado sistema de lentes e espelhos, a animação era projetada numa tela. Eram feitos centenas de desenhos para gerar 15 minutos de filme.

Fuzil Fotográfico

1878

É um tambor forrado com uma chapa fotográfica circular. É capaz de produzir 12 frames consecutivos na mesma imagem.

Cinetoscópio

1889

A máquina possui um visor através do qual se podia assistir, exibia uma pequena tira de filme em looping, mediante a inserção de uma moeda.