Hipermidia

Events

Xanadu

1 January 1960

Páginas e documentos conectados/ Nova maneira de escrevê-los
O primeiro projeto para o desenvolvimento do que mais tarde passou a se chamar hipertexto
http://www.xanadu.com.au/xu/

Hipertexto

1965

Uma ligação ou organização do texto que facilita a navegação dos internautas. Podendo conter palavras, imagens ou até mesmo sons que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do respectivo elemento clicado.

Surgimento da Internet

1969

Não há um consenso sobre a exata data de surgimento da internet. Mas suas origens vêm de pesquisas para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas, embora os países (EUA, França e Reino Unido) com essas pesquisas tenham criado redes importantes para esse processo, não exatamente criou a internet

World Wide Web

1989

Surgiu como um sistema de documentos em hipermídia, interligados e executados através da Internet bem como seus redirecionamentos.

HTML

1993

HyperText Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem utilizada para construir as páginas na Web quando interpretada.
Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML.

HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiperligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral.

SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.

Blogs

1997

Sites cuja estrutura permite a atualização rápida por adição de postagens ou artigos onde vários usuários podem contribuir com seus próprios textos e hipermídias.

Web 2.0

2000 - 2010

Web 2.0 é um termo popularizado a partir de 2004 para se referir a uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos, redes sociais, blogs e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

Wikipédia

2001

A Wikipédia começou como um projeto complementar para a Nupedia, um projeto de enciclopédia online gratuita de língua inglesa, cujos artigos eram escritos por especialistas e revistos em um processo formal.
A Wikipédia foi formalmente lançada em 15 de janeiro de 2001
Afastando-se do estilo das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia emprega um sistema aberto, um modelo de edição "wiki".
Cada artigo pode ser editado de forma anônima ou com uma conta de usuário.

Youtube

2005

O YouTube foi fundado por empregados da PayPal.
O domínio YouTube.com foi ativado em 15 de fevereiro de 2005.
Em 9 de outubro de 2006, foi anunciado que a companhia seria comprada pelo Google por 1,65 bilhão de dólares em ações.