Relação Cuba x Estados Unidos

Events

Revolução Cubana

Approx. 1959

Fidel Castro instaura uma revolução socialista no país, tirando Fulgencio Batista do poder.

Crescimento do antagonismo econômico

Approx. 1960

Fidel Castro taxa produtos importados dos Estados Unidos e estabelece acordos comerciais com a União Soviética. Em resposta, o presidente dos Estados Unidos corta relações diplomáticas com o governo de Fidel Castro.

Invasão da Baía dos Porcos

Approx. 1961

O presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy envia exilados cubanos para tirar Fidel Castro do poder, mas não é bem sucedido.

Crise cubana

1962

Cuba permite que a União Soviética construa uma base de mísseis na ilha. Os Estados Unidos descobrem e a tensão cresce. Acordos entre os EUA e os sovietes acontecem e os mísseis nucleares são retirados de Cuba.

Embargo

1962

O presidente Kennedy oficializa o embargo a Cuba, com consequências devastadoras para a economia cubana.

Afrouxamento do embargo

1966

A nova presidência dos Estados Unidos permite a tentativa de refugiados cubanos de conseguirem cidadania norte-americana.

Emigração em massa

1980

Com o crescimento da crise interna em Cuba, Fidel Castro acaba permitindo a emigração de mais de 125 mil cubanos para a Flórida.

Fortalecimento do embargo

1996

Os Estados Unidos tenta enfraquecer as relações cubanas com outros países, penalizando companhias que negociem com o país. Eles incentivam a tirada de Fidel Castro do poder.

Incidente com Elian Gonzalez

1997

Após uma tentativa fracassada de entrar nos Estados Unidos, uma família inteira acaba morrendo, com exceção de um único garoto. Os Estados Unidos então decide mandá-lo de volta para Cuba, ao invés de mantê-lo em terras norte-americanas com outros parentes.

Apreensão de espiões cubanos

Approx. 1998

Cinco espiões cubanos enviados para os Estados Unidos são presos e sentenciados, cumprindo penas dentro do país.

Acordo entre Cuba e Venezuela

2000

Hugo Chávez e Fidel Castro assinam um documento comercial mutuamente benéfico, quebrando o embargo completo com o país.

Presidência de Raul Castro

2008

Fidel Castro se aposenta e deixa o cargo para o irmão.

Obama afrouxa o embargo

2009

O presidente dos Estados Unidos retira um dos embargos, permitindo que parentes de cubanos residindo nos EUA enviem dinheiro para suas famílias, bem como viagens para o país.

Cuba promove aberturas

2012

Raul Castro diminui as dificuldades para cubanos que queiram viajar para fora do país.

Restauração de laços diplomáticos

2014

Raul Castro e Barack Obama anunciam a restauração de laços diplomáticos entre os dois países. Obama anuncia a intenção de abrir uma embaixada em Havana.

Reabertura de embaixadas

2015

Os Estados Unidos e Cuba reabrem embaixadas em ambos os países, as quais estavam fechadas desde 1961. Apesar disso, o embargo comercial contra Cuba continua, por conta de imposições políticas dos republicanos.

Obama visita Cuba

2016

Os Estados Unidos e Cuba assinam um tratado permitindo vôos comerciais entre os dois países, pela primeira vez em mais de cinquenta anos. Obama também anuncia visita ao país.