Laryssa

Events

Síria - ferramenta de tatuar

40000 b.c

Foi encontrada uma ferramenta pontiaguda feita de pedra e chifre, e junto a ela foram encontrados resquícios de pó de ocre e corante mineral

Itália/Áustria - Homem do Gelo

5300 b.C

Marcas cicatrizadas abaixo da linha do joelho > se tornaram motivo de orgulho e passaram a ser propositais.

Etiópia - estatueta feminina

4000 b.C

Encontrada uma estatueta feminina e junto a ela, foram achados instrumentos de perfuração com tintas feitas de pigmentos naturai.

Japão - classes sociais

500 b.c

indicavam desde quem eram os mais sábios entre eles até quem eram os criminosos.

Grécia - rituais funerários

300 b.C

Heródoto relatou desenhos na pele feitos com técnicas de corte e aplicação de cera: a escarificação.

Jerusalém/ Roma - tatuagens biblícas

400

Cicatrizes feitas com ferro e fogo, número da besta e letras e sinais pintados como forma de punição e castigo.

Europa - Idade média

1300

A Inquisição considerava qualquer tipo de cicatriz, marca de nascença ou má formação na pele como uma marca ou um pacto com o diabo. Eram marcados os fora-da-lei e as prostitutas.

Américas - tatuagens nativas

1500

O navegador espanhol Gonzalo Fernandez de Oviedo condenou as tatuagens dos nativos como sendo coisa de animais imundos/ almas sujas, mesmo sendo de função religiosa.

Japão - tatuagem hori-bari

1600

Surge a tatuagem oriental e ornamental, a hori-bari > logo virou modinha entre os marinheiros e milionários ocidentais que viajavam ao país, o que fez com que o governo banisse as tatuagens e os tatuadores do país, que logo fugiram e abriram lojas na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Nova Zelândia - os maoris e o "tatau"

1700

Os maoris foram explorados pelo navegador James Cook. Eles chamavam a arte de pintar o corpo pelo nome de “tatau”, devido ao ruído onomatopaico provocado pela batida que era dada no osso fino que penetrava e pintava a pele, dando então origem para o nome tattoo como conhecemos hoje.

Nova York - primeira máquina de tatuar

1891

Surge a primeira máquina de tatuar, patenteada pelo irlandês Samuel O'Reilly, que se apropriou da ideia das máquinas criadas por Thomas Edison.

Estados Unidos - doenças

1930

Começaram a surgir problemas: os de saúde, geralmente hepatite e sífilis. Os Estados Unidos então proibiu as tatuagens em seu território.

Texas - Primeira Convenção da Tatuagem - a moda volta

1960

Aconteceu a primeira convenção internacional da tatuagem, no Texas, e foi na cidade de São Francisco, ambas nos Estados Unidos, que a moda das tatuagens voltou, dessa vez, com temas da contracultura e da cultura pop e de formato e tamanho pequenos.